Fora de Pauta

Comunicação é essencial

Os cursos de Comunicação da Unisc completam 30 anos. E tudo começou com as graduações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Desde o nascimento, foram 1.428 alunos formados na instituição. São profissionais de diversas cidades e regiões do Rio Grande do Sul. Muitos deles alçaram voos pelo Brasil e mundo afora.

Trabalham em importantes veículos do centro do país e da Capital Federal. Estão nas telas ou nas rádios todos os dias. Uma das maiores agências de design do Brasil tem um egresso da Unisc no quadro societário. Outro ex-aluno está no time de uma das mais importantes produtoras cinematográficas do país. Um site de apostas renomado tem como um dos gestores um profissional da comunicação formado aqui. Eles e elas estão em redações dos maiores portais brasileiros e em emissoras de televisão.

LEIA TAMBÉM: Alto Paredão, bem lá no alto…

Publicidade

Eu também sou aluno de Jornalismo. Muitos dos meu colegas da Gazeta também são estudantes ou formados em Santa Cruz do Sul. Ingressei em 2005 e tive que abandonar por dificuldades pessoais. Retornei em 2022 – já veterano – e logo concluo. Todos temos histórias em nossa passagem universitária, inclusive com pessoas de outros cursos. O contato humano é essencial para que possamos compreender as necessidades e desenvolver empatia, apreciar o respeito.

Para celebrar e se comunicar com os tempos atuais, o Curso de Comunicação Social mudou de nome: agora é Comunicação e Criatividade. A apresentação ocorreu no dia 17 de julho, em uma choperia da cidade, e contou com a presença de alunos, ex-alunos, familiares, professores e a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim.

LEIA TAMBÉM: Reação bem-vinda

Publicidade

A nova marca é assinada pelas egressas Monique Borba e Bruna Schaefer. Também foi lançada a revista digital COMverso – produzida por alunos – e o web documentário contando a história do Festival Santa Cruz de Cinema, nascido dentro do curso. O aniversário do curso ocorre em momento oportuno. Saber se comunicar – e o que comunicar – nunca foi tão importante em meio à oferta de redes sociais.

Todos escrevem e falam o que bem quiser, mas não se atentam a um detalhe fundamental: falar o que quer não é, necessariamente, uma informação. E para isso eu, e tantos outros estamos aqui, assim como o Curso de Comunicação está há 30 anos; assim como a Gazeta está há 80 anos.

LEIA TAMBÉM: Fa.mí.li.a

Publicidade

Comunicar por texto, foto, vídeo ou áudio exige responsabilidade e horas de dedicação para apurar, produzir, escrever ou gravar. São anos e muitos recursos financeiros investidos para conquistar o diploma, assim como um engenheiro ou advogado. A comunicação está em tudo o que fazemos, desde a hora que acordamos. É um orgulho para Santa Cruz do Sul termos aqui uma das melhores escolas de comunicação do Brasil.

LEIA OUTROS TEXTOS DA COLUNA FORA DE PAUTA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.