Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Escolha de prioridades

Comude organiza Consulta Popular em Venâncio Aires

Uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Venâncio Aires traçou nesta segunda-feira, 10, diretrizes para a realização do processo de Consulta Popular no município. O encontro, na sala de reuniões da Prefeitura, apresentou projetos que beneficiam o município no processo deste ano. A participação da sociedade na escolha de projetos que deverão receber recursos estaduais no ano de 2016 acontece na quarta-feira, 19, em todo o Rio Grande do Sul. Através do voto em cédulas e também pela internet poderão ser votadas demandas regionais nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento rural e econômico. 

O encontro foi aberto pela presidente do Comude, Daiana Nervo, que apresentou a prestação de contas da última Consulta Popular e relatórios de pagamentos da Secretaria de Planejamento do Estado. Apesar de haver passivos nas áreas de educação e segurança pública, o assunto que mobiliza a atenção do Comude refere-se ao caminhão autobomba do Corpo de Bombeiros, uma conquista da Consulta Popular que contemplou outros municípios nos anos anteriores e, na vez de Venâncio Aires receber, o governo gaúcho não garante a liberação deste passivo. “É injusto pelo trabalho que tivemos na votação e pelas vezes que apoiamos outros municípios a receber. Agora eles também têm que se mobilizar para que a gente receba esse recurso”, reclama o comandante do Corpo de Bombeiros local, major Eduardo Gener Pinheiro Medeiros. 

Sobre o novo processo, Daiana destacou que, apesar da redução de recursos, é preciso manter a mobilização para a Consulta Popular, que é uma conquista do povo gaúcho e, ao longo dos anos, garantiu recursos importantes para o município e a região. Em 2015, o Governo do Estado limitou a escolha de projetos nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento rural e econômico. Durante a reunião foi apresentado os projetos eleitos em nível regional e sinalizado aqueles que contemplam diretamente Venâncio Aires. 

Publicidade

Apesar de ter reduzido o percentual necessário de participação para garantir o recurso para o município (5% dos eleitores), o Conselho Municipal busca incrementar a votação em Venâncio Aires para garantir boa posição no rateio de recursos. “Alguns projetos, como nas áreas de saúde e educação, apenas os municípios com maior percentual de votação é que receberão recursos. Temos que mostrar a mobilização de Venâncio Aires perante a região e o Estado”, destaca Daiana. 

A capital do chimarrão terá novamente 21 urnas para votação das prioridades no dia 19 de agosto. Além disso, é possível votar neste dia através do site http://consultapopular.rs.gov.br. A relação de urnas e distribuição de materiais para a votação acontece no dia 18 de agosto, às 13h30, na sala de reuniões da Prefeitura.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.