Colunistas

Compromisso com o eleitor

A cada eleição, a Gazeta Grupo de Comunicações renova o seu compromisso com o eleitor. A Rádio Gazeta FM 107,9, o Portal Gaz e a Gazeta do Sul têm feito cobertura plural, possibilitando a todos conhecerem as propostas tanto dos candidatos à Prefeitura quanto à Câmara de Vereadores. Os espaços disponibilizados e o tratamento dado a cada postulante são equânimes. Os veículos de comunicação reforçam seu importante papel no incentivo ao estado democrático. E essa forma de trabalho seguirá até o último momento, quando o Tribunal Superior Eleitoral anunciar os vencedores.

LEIA TAMBÉM: Márcio Souza: tribuna

A equipe da Gazeta vai além do que lhe é obrigatório, como a disponibilização do horário eleitoral gratuito. São iniciativas especiais, como os podcasts com os candidatos ao Legislativo, que são publicados na internet; as entrevistas com os prefeituráveis, que podem ser vistas no canal da Rádio Gazeta no YouTube, em áudio e imagem; e a próxima ação, o debate entre os candidatos ao Palacinho. O primeiro e o último da campanha serão promovidos pela empresa: os leitores podem acompanhá-los na terça-feira, 27 de agosto, e na quinta-feira, 3 de outubro. Ambos serão na Câmara de Vereadores, às 21 horas. Participarão Francisco Carlos Smidt (Novo), Helena Hermany (PP), João Pedro Schmidt (PT) e Sérgio Moraes (PL). Os vices – Alex Knak (MDB), Anette Schiemann (Novo), Fabiano Dupont (PSB) e Marta Nunes (PT) – terão oportunidade no dia 18 de setembro, às 9 horas, no estúdio da Rádio Gazeta. Poderão ser acompanhados pelo YouTube do Portal Gaz e pela Rádio Gazeta FM 107,9.

Publicidade

Um desenho do que está por vir

As entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul, no programa Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta FM 107,9, deram o tom do que deve ser visto no período eleitoral, sobretudo a partir dos debates e da veiculação do programa gratuito de rádio e televisão. Por mais que o jornalista Ronaldo Falkenback tenha dirigido a conversa para um tom propositivo, não faltaram algumas alfinetadas por parte dos participantes.

LEIA TAMBÉM: Uns chicletes diferentes

Sérgio Moraes (PL) disse que a saúde é o seu foco, explicou a polêmica sobre a declaração de bens na Justiça Eleitoral e enfatizou a Operação Controle e seus efeitos na gestão atual; João Pedro Schmidt (PT) apresentou propostas como a concessão do autódromo e o transporte coletivo gratuito, e criticou a disputa das duas famílias (Hermany e Moraes), colocando-se como terceira via; Francisco Carlos Smidt (Novo) reforçou a importância da transparência na aplicação de recursos, explicou a situação criada com a potencial coligação com o Podemos e não deixou de criticar a atual gestão; Helena Hermany (PP) destacou o plano de curto, médio e longo prazos para as consequências do problema climático, explicou o uso de recursos em obras e a implantação do turno integral.

Publicidade

Tempo disponível no horário eleitoral

Muita gente não entende o que determina a quantidade de tempo que cada chapa tem disponível para apresentar seus programas no horário eleitoral gratuito, em rádio e televisão. O juiz André Luís de Moraes Pinto explicou que 10% é parte de uma divisão igualitária, que todos recebem. Os outros 90% são consequência do número de membros de cada partido no Congresso.

Por isso, é muito importante fazer a coligação, antes das convenções, com legendas com expressiva bancada. Foi o que aconteceu com a coligação Caminho Seguro, liderada pelo PP, que obteve 4 minutos e 21 segundos – do total de 10 minutos. A Santa Cruz nos Braços do Povo, com o PL à frente, ficou com 3 minutos e 38 segundos. E a Frente Brasil da Esperança, do PT, com 1 minuto e 49 segundos. O Novo não alcançou o mínimo de vagas no parlamento e fica sem tempo.

LEIA MAIS TEXTOS DE MARCIO SOUZA

Publicidade

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.