O feriado de 1º de janeiro e as comemorações da virada de ano irão alterar vários serviços prestados aos santa-cruzenses nesta semana. A maioria das atividades será paralisada entre a tarde de terça-feira e toda a quarta-feira. Apenas o atendimento essencial de saúde e serviços como de energia elétrica e abastecimento de água serão mantidos durante o feriado.
Para a pessoa responsável pelas compras no supermercado fica o alerta. Por convenção coletiva, as lojas de Santa Cruz do Sul irão atender até as 18 horas de terça e depois somente na quinta-feira. Na noite da virada e no feriado de 1º de janeiro não haverá supermercados abertos no município. Desde o último sábado, o movimento é intenso para garantir as compras de produtos para a ceia e para o churrasco do feriado.
LEIA MAIS: Serviços da Prefeitura sofrem alterações na reta final do ano
Publicidade
Para quem precisa utilizar os serviços bancários esta segunda é o último dia para isso, pelo menos em 2019. As agências ficarão fechadas na véspera e no feriado. No feriado também não haverá coleta seletiva de lixo e os horários das linhas de ônibus do consórcio TCS também sofrerão alteração. A Gazeta do Sul reuniu as informações dos principais serviços que sofrem alteração na véspera e no feriado de Ano-Novo.
Serviços e horários especiais
Água e luz – A Corsan atende o público das 8 às 12 horas na terça-feira. Na quarta, haverá regime de plantão, pelo 0800 646 6444. Outra alternativa é baixar o aplicativo da Corsan no celular. A agência de atendimento da RGE funcionará entre 8 e 12 horas na véspera de feriado. No dia 1º, os canais de atendimento serão o aplicativo, site, SMS com o código de cliente (presente na fatura de energia) para o número 27350 ou Central de Atendimento pelo 0800 970 0900.
Publicidade
Saúde – Funcionarão normalmente os plantões de serviços essenciais, como Pronto-Atendimento (PA), junto ao Hospital Santa Cruz, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro Materno Infantil (Cemai), Hospitalzinho do Bairro Santa Vitória, Caps AD, Unidade de Atendimento Infantil e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Esmeralda.
Supermercados – De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) do Vale do Rio Pardo, a sugestão para os estabelecimentos é de que o atendimento aconteça até as 18 horas de terça. Já na quarta-feira, os supermercados estarão fechados, conforme previsto na convenção coletiva.
Comércio – O Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas) alerta que os estabelecimentos ficarão abertos até as 17 horas na terça-feira. Na quarta-feira, não haverá atendimento ao público. No restante da semana, o funcionamento será normal.
Publicidade
LEIA MAIS: Começa o período de troca-troca de presentes no comércio
Shoppings – O Santa Cruz abre das 11 às 16 horas na terça-feira. Já o Germânia funciona das 10 às 18 horas na terça. Ambos vão estar fechados na quarta-feira.
Transporte coletivo urbano – Nesta terça serão praticados os horários de sábado. No feriado de 1º de janeiro, as linhas terão os horários de domingo.
Publicidade
Bancos – Funcionam normalmente nesta segunda, mas estarão fechados na terça e quarta-feira. Títulos e contas de consumo vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo, na quinta-feira, quando o atendimento normaliza.
Correios – Todas as agências dos Correios do Estado estarão fechadas na terça e quarta-feira. Na Central de Atendimento dos Correios (CAC), o atendimento será das 8 às 14 horas na terça-feira.
Coleta seletiva – A Coomcat vai atender os bairros Arroio Grande, Ana Nery, Belvedere, Bonfim, Margarida, Monte Verde e Centro na manhã de terça-feira. Não haverá coleta à tarde e à noite. Também não haverá coleta durante toda a quarta-feira. Os serviços serão normalizados na quinta-feira.
Publicidade
Serviços estaduais – As agências FGTAS/Sine fecham na terça e quarta-feira, retomando o trabalho na quinta-feira. Na Polícia Civil, o atendimento será como nos fins de semana, somente por meio dos serviços de plantão. Já na Brigada Militar, o policiamento não terá alteração, mantendo-se 24 horas por dia em todo o período. A Receita Estadual estará fechada na terça e quarta-feira, mas funciona normalmente na quinta.