Categories: Regional

Compras de última hora movimentam o comércio

Paciência é a palavra de ordem para quem deixou as compras de Natal à última hora. Bom para o comércio. Com o horário estendido e o pagamento da última parcela do 13º salário, essa semana foi uma das mais expressivas para a venda de presentes e itens típicos em Santa Cruz do Sul, mas o movimento deve ser ainda mais intenso entre hoje e amanhã. Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Lauro Mainardi Júnior, os clientes devem ter calma e compreensão, já que vão encontrar lojas cheias e filas maiores do que o habitual. Para os lojistas, a expectativa é grande. O aumento em relação a dezembro de 2015 deve chegar a 7%.

“O cliente costuma deixar para a última hora, algo que eu acredito que esteja ligado à falta de previsão e de tempo em meio à correria do dia a dia”, comentou. Ao contrário da compra com antecedência, em cima da hora a variedade de produtos é menor e algumas opções podem estar em falta. Apesar disso, Mainardi acredita que é possível dar conta de levar aquilo que está na lista. “Vai demorar mais, mas é importante pesquisar os preços se for possível. Em alguns casos, será preciso aceitar a substituição de um produto por outro ou até mesmo levar uma cor ou tamanho diferente do planejado”, observou. 

O horário de maior calmaria para ir às compras, conforme Mainardi, será nas primeiras horas da manhã. De acordo com a gerente da Ótica e Joalheria Kothe, Luana Kessler, isso se deve ao dias de calor intenso, que têm modificado o fluxo de clientes. “O movimento vem sendo muito mais intenso à noite, o que pode ser considerado um diferencial de 2016”, relatou. Este ano, ela não contratou temporários, mas mantém todas as funcionárias na loja, sem revezamentos. “Estamos crescendo, ainda não sabemos como vai ser o fechamento do mês, mas com certeza será melhor do que 2015”, disse. 

Publicidade

Na loja Cacau Show, o panetone, produto mais procurado desse período, já está em falta em algumas variações. A gerente Rosana Medeiros explica que, devido à alta procura e o espaço pequeno da chocolateria, um ponto extra foi inaugurado para o Natal. “Precisávamos desafogar o fluxo. Então, abrimos um novo lugar, que deve funcionar até a Páscoa. Depois disso, ele fecha e volta a funcionar só no Natal de 2017, caso necessário”, explicou. Com o novo ponto de vendas, o número de funcionários contratados para o período chegou a seis pessoas e as filas devem ser menores. A expectativa, no entanto, é de que as vendas sejam iguais ou maiores do que no ano passado.

Horário

Amanhã é o último dia de horário estendido no comércio de Santa Cruz. Nesta sexta-feira, para que os clientes tenham mais tempo de ir às compras, as lojas ficam abertas até as 22 horas. Já no sábado, o funcionamento é até as 17 horas para lojas e, no máximo, 19 horas para os supermercados.

Publicidade

Supermercados ainda em clima de incerteza

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios dos Vales do Rio Pardo e Taquari (Sindigêneros), Celso Müller, o clima é de incerteza quanto às vendas natalinas. “A nossa expectativa sempre é de que a venda seja boa, mas diante do ano que tivemos é difícil saber. Até agora não houve grande crescimento, o movimento está bem parecido com o de 2015. Vamos torcer.” Nestes últimos dias que antecedem o Natal, ele acredita que as vendas devem aumentar em até 5%. 

Já na Estação Rodoviária de Santa Cruz do Sul, a venda de passagens antecipadas tem sido abaixo do esperado. Segundo a atendente Maristela Cardoso, os principais destinos para esta época são Porto Alegre e Florianópolis. “Acredito que as pessoas estejam deixando para comprar mais perto da data ou até mesmo na hora”, salientou. Até o ano novo, deve aumentar a procura por bilhetes com destino ao litoral gaúcho, mas não é esperado um crescimento em relação a 2015.

Publicidade

SAIBA MAIS

Policiamento especial 

Desde o início do mês, a Brigada Militar realiza no município a Operação Papai Noel, que consiste no reforço policial das principais ruas do Centro, com atenção especial aos dias de horário estendido no comércio. Segundo o capitão Daniel Mello, comandante da 1ª Companhia de Santa Cruz do Sul, estão sendo utilizados motocicletas, cavalos, viaturas e policiais a pé, variando conforme o horário e o movimento. 

Publicidade

Christkindfest se encerra hoje

A Christkindfest 2016 chega ao fim na noite de hoje. Com inicio às 20 horas, a Caravana da Alegria traz a última apresentação do musical Fritz e Frida em um conto de Natal, que será realizada na Praça Getúlio Vargas. Para o presidente da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), responsável pelo evento juntamente com a Prefeitura, Flávio Bender, o objetivo da festa foi atingido. “Conseguimos promover uma festa alegre, com decoração pela cidade toda e com a Vila do Noel, uma inovação que tem dado certo”, ressaltou.

Natal Premiado CDL

Publicidade

Última promoção do ano da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, o Natal Premiado teve início no dia 1º deste mês e se estenderá até o dia 30. Nesta edição, serão sorteados 11 prêmios para os consumidores, dentre eles um automóvel zero-quilômetros televisões, notebooks e vales-compra de R$ 500,00 em diversas lojas da cidade. 

Para participar, basta comprar nos estabelecimentos participantes e identificados com o cartaz da promoção. Cada R$ 50,00 em compras garante um cupom para concorrer aos prêmios. O sorteio ocorrerá no dia 30, a partir das 17 horas na casa da CDL, na Praça Getúlio Vargas.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.