Foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 29, no Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul, o Gauten Parque de Inovação e Tecnologia. A partir de agora, o município passa a se destacar como uma das cidades que apostam no empreendedorismo, na tecnologia e na inovação como alternativas eficientes e promissoras para garantir o desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas. O complexo, com 2 mil metros quadrados, possui capacidade para acomodar 40 empresas e empreendimentos de inovação e tecnologia.
O projeto foi anunciado em abril deste ano e foi fruto de um investimento de R$ 5 milhões. Durante a cerimônia de inauguração, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, afirmou que as empresas do município poderão se instalar gratuitamente no espaço. “Para vir para o Gauten, temos uma lei que rege e o principal incentivo inicial é que não terá custo algum para essas empresas que queiram se instalar. É só acessar o site do município e entrar em contato com a nossa secretaria que está instalada no local desde setembro”, apontou.
LEIA TAMBÉM: Projeto quer tornar a região reconhecida como polo de tecnologia no País
Publicidade
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades municipais e estaduais e empresários. Representando o Governo do Estado, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, declarou que o município tem sido pioneiro em várias atividades no Rio Grande do Sul. “A inauguração desse espaço é muito importante. Um local simbólico no coração no Distrito Industrial, em uma antiga sede de uma empresa que rompe fronteiras pelo mundo, elevando o nome de Santa Cruz. É uma atitude e tanto e não tenho nenhuma dúvida de que a partir disso Santa Cruz vai despontar no Estado como um novo local de startups e tecnologia”, disse.
A prefeita Helena Hermany ressaltou a parceria com apoiadores do projeto. “Eu sempre digo: temos que somar esforços para multiplicar resultados. Com mais esse empreendimento, Santa Cruz prova mais uma vez que tem vocação para o desenvolvimento”, destacou. Helena também enfatizou o lema do governo municipal, que é cuidar das pessoas. “Promover o desenvolvimento nada mais é do que oferecer oportunidades tanto para empresas, como para os nossos cidadãos”.
LEIA MAIS: Gauten é o nome escolhido para o Parque de Inovação e Tecnologia
Publicidade
A prefeita aproveitou o momento da inauguração para divulgar duas novidades ligadas ao empreendimento. A primeira delas é que as empresas já instaladas e as que vão se estabelecer no Gauten contarão com uma linha de crédito com juros zero em até 36 meses para pagar. A iniciativa é do Banco do Povo, que, junto com o Balcão do Empreendendor, atua como agente de fomento dentro do Parque de Inovação. “A ação reforça nosso compromisso com o setor de inovação e tecnologia, que se inicia com a inauguração do parque”, enfatizou Helena.
A outra novidade está marcada para o ano que vem. Nos dias 24 e 25 de agosto, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, em parceria com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari (ATIvales), vai promover a primeira edição da Gauten Summit. O evento será uma convenção de empreendedorismo, inovação, tecnologia e futuro, com a participação de palestrantes, empresários, entusiastas da transformação local. “Vamos fazer deste evento, o maior do interior do Estado”, garantiu a prefeita.
LEIA TAMBÉM: Parque de inovação tecnológica terá lei específica
Publicidade
O Gauten apresenta uma área voltada para empresas. Maiquel Frantz é gerente operacional da Soluto Software, empreendimento que foi instalado junto ao complexo no dia da inauguração. A Soluto atua há oito anos no desenvolvimento de softwares para segurança patrimonial e eletrônica. “Desenvolvemos desde o ponto digital de funcionários, como as rondas de seguranças e o disparo de um alarme para agentes. Tudo é feito pelas nossas soluções integradas de segurança”, explica.
A integração ao Parque de Inovação e Tecnologia surgiu da indicação de um colega próximo. “Em um primeiro momento, íamos fazer só um braço para nossa empresa, mas a infraestrutura nos atraiu positivamente e já estamos com 98% da nossa operação dentro do polo”, relata. Para Frantz, a ideia de criação do Gauten é fantástica. “Santa Cruz ser um polo tecnológico vai nos agregar com outras pessoas. Os profissionais que se formam aqui na região são rapidamente contratados por grandes empresas e nós que estamos nesse mercado precisamos desses profissionais”, alega o profissional.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.