O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai/RS) realiza em Santa Cruz do Sul a competição em ocupação eletrônica, uma das modalidades de sua Olimpíada do Conhecimento 2017. Fazem a prova quatro estudantes de escolas de ensino técnico do Senai – de Santa Cruz, Canoas, Santa Rosa e Gravataí –, do curso Técnico em Mecatrônica e Eletroeletrônica. Essa seletiva estadual da modalidade começou na tarde de segunda-feira e termina hoje. Serão selecionados dois dos quatro participantes para, de 12 a 15 de setembro deste ano, também em Santa Cruz, concorrerem ao título de campeão estadual.
Na primeira fase da modalidade de ocupação eletrônica, a prova consiste na realização de projeto de uma placa eletrônica, desenho no software, montagem da placa e seus componentes com respectivo teste de funcionalidade, bem como a programação específica. Cada participante tem que cumprir essa tarefa. Os competidores são avaliados por seis professores do Senai na área.
Conforme o coordenador de Educação e Tecnologia do Senai local, Jerry Amarildo Hibner, o vencedor será considerado o “suprassumo” em eletrônica e terá bastante atenção das empresas do setor. O coordenador observa que aquele que, em setembro, conquistar a medalha de ouro na modalidade irá competir na etapa nacional. Nessa, os vencedores de cada estado se encontram para novos desafios, os quais definirão o campeão nacional na ocupação eletrônica. O vencedor da nacional, que será realizada no primeiro semestre de 2018, ficará apto a disputar a medalha de ouro internacional.
Publicidade
A escolha de Santa Cruz do Sul para sediar as fases estaduais de ocupação eletrônica, feita pelo departamento regional do Senai, se deu em função de vários aspectos, como a estrutura física e tecnológica do Senai local para realização das tarefas que compõem a prova.
A seletiva para participação nas etapas estaduais ocorre nas escolas. O estudante de Santa Cruz do Sul que está disputando a medalha na ocupação de eletrônica é Iury Goulart Collares. Na modalidade de Robótica Móvel, uma dupla de Santa Cruz do Sul – Theodoro Cardoso e Guilherme Rabuske – foi campeã do Estado e do País em 2016 e está recebendo treinamento para representar o Brasil na etapa internacional, a WorldSkills 2017, que ocorre ainda este ano em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Trata-se da maior competição de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos.
A Olimpíada
Publicidade
A Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional das Américas, segundo o Senai, é realizada em 36 modalidades, entre elas Robótica Móvel, Eletrônica, Construção Civil, Marcenaria, Panificação e Solda. Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia da indústria, dos setores de serviços e agropecuário, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Os vencedores são aqueles que alcançam as melhores notas.
O torneio, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Olimpíada do Conhecimento busca, além de incentivar a dedicação dos estudantes, avaliar a qualidade da educação oferecida pelo Senai.
Publicidade