Santa Cruz do Sul

Competição de cubo mágico desafia estudantes de Santa Cruz; confira o resultado

Santa Cruz do Sul recebeu nessa terça-feira, 17, o primeiro campeonato de cubo mágico da região, promovido pela Foco Empreendedor em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz e Região (Sindilojas VRP). O evento ocorreu no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, no Distrito Industrial.

O campeonato teve o objetivo de fomentar o desenvolvimento profissional de jovens e adolescentes. A competição contou com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Duque de Caxias, que também participaram da formatura do projeto Caminhos Profissionais – Jovem Empreendedor, coordenado pela Foco e financiado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica), com recursos do Imposto de Renda destinados por contribuintes. A programação da tarde começou com uma palestra sobre empreendedorismo com o empresário Jonathan Borges.

Gustavo Teixeira, Enzo Finger e Alysson Bohn concluíram a montagem no menor tempo | Foto: Rodrigo Sales/Nascimento MKT/Divulgação

LEIA TAMBÉM: Inscrições para o concurso da educação na Prefeitura de Santa Cruz começam nesta quinta

Publicidade

A presidente da Foco, Áurea Binz, revelou que a inspiração para a competição surgiu ao observar sua neta interessada na ciência do Cubo Mágico. “Ela mergulhou na matemática e nas ciências exatas, o que a fez se afastar um pouco do celular. Percebi que essa paixão poderia ser algo positivo para os jovens da nossa região.”

De acordo com Áurea, a ideia do projeto-piloto da competição foi apresentada ao Comdica e ao Sindilojas para viabilizar a atividade. Nesta primeira edição, participaram oito jovens. “Se o evento for bem recebido pela comunidade, queremos expandir no próximo ano para incluir todas as escolas – estaduais, municipais e particulares. A ideia é realizar seleções e tornar o campeonato uma tradição na nossa cidade”, ressaltou.

Áurea: uma oportunidade para os jovens | Foto: Rodrigo Sales/Nascimento MKT/Divulgação

LEIA TAMBÉM: Caminhada pela vida reúne profissionais, usuários e familiares dos Caps

Publicidade

A competição foi realizada em três etapas, com os três melhores tempos para resolver o cubo sendo premiados com troféus. O primeiro lugar ficou com Enzo Finger, 14 anos, que terminou a prova em 24 segundos. “Eu aprendi a resolver o cubo sozinho, assistindo a vídeos na internet há três anos”, disse o aluno da Emef Dona Leopoldina. 

Para ele, o segredo para conseguir finalizar a etapa em pouco tempo é manter a calma. “Essa atividade ajuda muito na minha memória e no meu conhecimento”, concluiu. O segundo lugar foi para Gustavo Teixeira, com 53 segundos, e a terceira colocação ficou com Alysson Bohn, que completou a prova em 54 segundos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.