Cultura e Lazer

Compartilhando arte e cultura: eventos neste sábado comemoram 85 anos do Sinpro/RS

Os 85 anos de uma das mais importantes instituições do ambiente da educação no Estado, o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), comemorados no dia 19 de maio, motivam um evento cultural neste sábado, 15, em Santa Cruz do Sul. Um show musical e a abertura de uma exposição de artes visuais, tendo por local a Casa das Artes Regina Simonis, na esquina das ruas Marechal Floriano com Júlio de Castilhos, no Centro, serão as atrações. E com entrada franca para o público.

A atividade musical estará a cargo da banda 50 Tons de Pretas, que subirá ao palco montado no local, a partir das 20 horas. Antes, às 18 horas, será inaugurada a exposição “Fundação Ecarta – O teu caminho é um acervo”, com obras de 20 artistas gaúchos, que ficarão em cartaz até 29 de julho.

LEIA TAMBÉM: Um novo espaço para a arte em Santa Cruz

Publicidade

No caso do show, ele encerra o circuito estadual de cinco espetáculos promovidos pelo projeto Ecarta Musical, da Fundação Ecarta, em homenagem ao aniversário de 85 anos do Sinpro/RS. O sindicato é mantenedor da Fundação Ecarta. No evento, as cantoras e instrumentistas Grazi Pires e Dejeane Arruée, acompanhadas do guitarrista Gustavo Nunes, apresentam repertório com uma seleção de sucessos da cantora Elza Soares, eleita a Voz do Milênio, falecida em 2022, aos 91 anos.

Em seis anos de existência, tendo sido formada em Porto Alegre, a banda realizou dezenas de shows na capital e no interior, transitando por pop, rock, samba e MPB. Na trajetória, Grazi e Dejeane tratam de temas que envolvem as mulheres negras, o feminismo, a diferença de classes, a esperança de uma sociedade igualitária e o empoderamento da mulher. Ganharam três troféus Açorianos de Música com o primeiro disco autoral, Voa, de 2020, entre outras premiações.

O roteiro de shows alusivos aos 85 anos do Sinpro/RS contemplou Santa Maria, Santa Rosa, Novo Hamburgo e Lajeado, com diferentes atrações musicais, e agora se encerra em Santa Cruz.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Exposição no Margs coloca luz sobre a obra do santa-cruzense Gastão Tesche

SERVIÇO

  • O quê: apresentação da banda 50 Tons de Pretas, com tributo a Elza Soares
  • Quando: neste sábado, a partir das 20 horas
  • Onde: na Casa das Artes Regina Simonis, esquina das ruas Marechal Floriano com Júlio de Castilhos, no centro de Santa Cruz do Sul
  • Acesso: entrada franca, porém mediante confirmação de lugar pelo WhatsApp (51) 9 8923 7808, ou direto na Casa das Artes
  • Promoção: o show encerra o circuito de espetáculos promovidos pelo projeto Ecarta Musical, da Fundação Ecarta, em homenagem ao aniversário de 85 anos do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS)

No caminho tem um acervo

Além da apresentação da banda 50 Tons de Pretas, neste sábado à noite, as comemorações alusivas aos 85 anos do Sinpro/RS envolvem a abertura de uma exposição de artes. Essa atividade, a partir das 18 horas, terá por local igualmente a Casa das Artes Regina Simonis, no Centro de Santa Cruz do Sul. Sob o título “Fundação Ecarta – o teu caminho é um acervo”, obras de 20 artistas gaúchos poderão ser apreciadas pelo público. Elas ficarão no local até 29 de julho, para visitação nos horários de atendimento da Casa das Artes.

Tela de Maria Tomaseli que faz parte do acervo da Fundação Ecarta e estará na mostra

“A exposição de artes visuais inaugura a itinerância do acervo da fundação, com o objetivo de descentralizar a difusão de artes visuais do Estado”, explica o curador, André Venzon, que estará na inauguração da mostra. Será uma oportunidade única para que a população de Santa Cruz e da região confira obras de importantes artistas gaúchos, nacionais e estrangeiros, peças que compõem o patrimônio da própria Fundação Ecarta, mantida pelo Sinpro/RS.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: As colheitas de meio século: exposição reúne obras do artista Erico Santos

Nesta primeira incursão, como refere Venzon, podem ser admirados trabalhos de Andrea Brächer, Anico Herskovits, Carla Barth, Elaine Tedesco, Felix Bressan, Gelson Radaelli, Igor Sperotto, José Darci, Maria Lídia Magliani, Maria Tomaselli, Paulo Porcella, Pedro EMCB, Plinio Benhardt, Téti Waldraff, Valéria Barcellos,Walter Karwatzki, Xadalu Tupã Jekupé, Xico Stockinger e Zoravia Bettiol.

O público que for prestigiar o show 50 Tons de Pretas, duas horas após a abertura da exposição, já poderá apreciar em primeira mão esse conjunto representativo das artes plásticas. E, por duas semanas, para todos os que transitarem pelo centro da cidade, no meio do caminho haverá uma instigante coleção de arte.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: 6ª CRE seleciona três projetos para Mostra Científica

O Sinpro/RS segue fazendo história

É compartilhando arte e cultura, dois elementos que sempre fizeram parte de seu DNA, que o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) comemora seus 85 anos. E o presente, quem aprecia é a comunidade gaúcha, a partir do roteiro de shows e de exposições montado em diversas cidades, e que neste fim de semana chega a Santa Cruz do Sul.

Obra de Xadalu, que integra a exposição

O Sinpro/RS foi criado em 21 de maio de 1938, no auge da era Vargas, e cinco anos antes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). É o mais antigo sindicato do Rio Grande do Sul e do setor educacional no Brasil. Reconhecido por realizar um trabalho de largo alcance social, muito além das pautas diretas da categoria, nos últimos 35 anos é presença nas ruas, junto aos demais trabalhadores, nas lutas por salário, dignidade e, especialmente, por uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Aulão de História é um show de música, arte e teatro em Santa Cruz

Em 2005, instituiu a Fundação Cultural e Assistencial Ecarta, que promove o acesso da população aos bens culturais por meio de projetos realizados em Porto Alegre e no interior do Estado. A cantora e instrumentista Graziela Pires, que forma o duo de 50 Tons de Pretas com a colega Dejeane Arruée, sabe bem o que isso representa. “Nós somos professoras de música e é uma honra fazer parte desta turnê de homenagem do Sinpro aos educadores”, enfatiza Grazi.

Sobre o show, um tributo a Elza Soares, Grazi comenta que ela sempre foi inspiração para ambas. “Ela é um fenômeno da música e da arte. Como mulher preta, com toda a garra e a potência que ela tinha, a cada apresentação e interpretação transbordava talento”, ressalta. “Além de tudo, é um exemplo de vida, de mulher artista guerreira, lutadora, que abriu tantos caminhos para outras mulheres pretas e artistas, assim como nós.”

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Santa Cruz Film Commission é apresentada oficialmente

O roteiro de shows pelo Estado teve a participação dos seguintes artistas: em Santa Maria, no dia 3 de junho, Luciano Leães Trio; em Santa Rosa, 50 Tons de Pretas; em Novo Hamburgo, novamente Luciano Leães Trio; e em Lajeado, Duo Metapiano, como refere a coordenadora do projeto Ecarta Musical, Elenice Zaltron, que acompanhou todas as apresentações.

SERVIÇO

  • O quê: abertura da exposição “Fundação Ecarta – O teu caminho é um acervo”, em homenagem ao aniversário de 85 anos do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS)
  • Quando: neste sábado, 15 de julho, a partir das 18 horas
  • Onde: na Casa das Artes Regina Simonis, esquina das ruas Marechal Floriano com Júlio de Castilhos, no centro de Santa Cruz do Sul
  • Acesso: entrada franca
  • Visitação: até 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 12h30 às 16h30; sábado, das 10 às 14 horas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.