Já está atrás das grades o suspeito que faltava ser preso após uma tentativa de assalto malsucedida, executada por uma dupla, em um sítio no interior de Encruzilhada do Sul. O crime chamou a atenção na região. Ao final da tarde de domingo, 19, os criminosos chegaram em um veículo Volkswagen Gol, vermelho, na propriedade. O morador do sítio, de 54 anos, percebeu que os dois se aproximavam, e quando um deles arrombou a porta e sacou o revólver, o agricultor não deixou ele atirar e entrou em uma luta corporal intensa. A vítima do assalto conseguiu tomar a arma do criminoso e atirou contra ele, acertando no peito.
O assaltante que levou o disparo começou a se sentir mal e correu pra fora. Depois de uns 200 metros ele caiu, morto. Este foi identificado como Marcio Alan Bitencourt Sena, de 44 anos. O comparsa embarcou no veículo e fugiu. A partir do crime, que deixou o agricultor com o pé quebrado após a briga, a Delegacia de Polícia (DP) de Encruzilhada do Sul iniciou as diligências para identificar e encontrar o segundo envolvido. Menos de 48 horas depois, ele foi preso em Caçapava do Sul, com o auxilio da Polícia Civil local.
Publicidade
O delegado João Vitor Herédia detalhou o caso ao Portal Gaz. “Assim como o assaltante que morreu, esse comparsa era de Caçapava. Ainda na segunda-feira, logramos êxito em identificar o outro indivíduo participante do crime e representei ao Poder Judiciário pela prisão preventiva”, disse o delegado.
Segundo João Vitor Herédia, responsável pela investigação, a integração e ação rápida dos policiais foi determinante para o êxito na prisão. ”Ainda no local do crime, após identificarmos o suspeito em óbito, já levantamos as possíveis companhias e os antecedentes criminais com o apoio dos policiais de Caçapava do Sul. Em seguida, as investigações nos apontaram, sem deixar margem pra dúvidas, que o segundo autor seria esse indivíduo de 31 anos, de Caçapava. Os dois, inclusive, ja haviam sido presos juntos em 2020.”
LEIA TAMBÉM: Três homens fazem mãe e filha de reféns durante roubo a residência em Venâncio Aires
Publicidade
Vítima agiu amparada pela legítima defesa, diz delegado
Ainda de acordo com o delegado titular da DP de Encruzilhada do Sul, o agricultor não deve responder criminalmente pela morte de Marcio Alan. “A vítima, de 54 anos, sem antecedentes criminais, agiu amparada pela legítima defesa. Ao ter a porta arrombada, visualizou um homem sacar uma arma de fogo e logo o segurou pelo braço. Entraram em luta corporal e o único meio disponível, após conseguir tomar a arma das mãos do criminoso, foi disparar”, enfatizou João Vitor.
“O assaltante, por sua vez, ostenta diversos antecedentes e tinha uma compleição física muito maior do que a da vítima. Além disso, o agricultor nos forneceu sua versão com riqueza de detalhes. O levantamento do local corroborou a versão narrada. Por isso, entendemos que a situação era de perigo iminente, tendo a vítima agido amparada pela legítima defesa”, finalizou.
LEIA TAMBÉM: Homem armado assalta posto de combustíveis de Vera Cruz e leva dinheiro
Publicidade
O inquérito policial deve ser concluído nos próximos dias. Os nomes do agricultor e do preso não foram revelados pelas autoridades policiais. O homem de 31 anos, que foi conduzido ao Presídio Estadual de Caçapava do Sul, vai responder pelo crime de roubo com lesões, duplamente majorado. As majorantes – dispositivos que podem ampliar a pena – foram elencadas pelo emprego de arma de fogo e pelo concurso de agentes.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade