Para satisfação dos leitores brasileiros, a editora Companhia das Letras agiu rápido e confirmou, nesta quinta-feira, 14, por intermédio da assessoria de comunicação, que adquiriu os direitos de publicação de quatro obras do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2021, o escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah. A exemplo do que já ocorre com dezenas de outros autores agraciados com o Nobel, Gurnah, até o momento inédito em português no País, também terá na Companhia das Letras uma casa no Brasil, agrupando a obra na coleção Prêmio Nobel.
Conforme a assessoria de comunicação, o primeiro título a ser lançado é o mais recente do autor Afterlives, que deve chegar às livrarias no primeiro semestre de 2022. Posteriormente, serão lançados os romances Paradise, By the Sea e Desertion. Ainda não há informação oficial sobre quem responderá pela tradução das obras a partir do inglês. Gurnah tem 72 anos, nasceu na ilha de Zanzibar, hoje integrada à Tanzânia, em 1948, quando esta ainda era protetorado britânico. Deixou a terra natal aos 18 anos, como refugiado, e se radicou no Reino Unido, onde se tornou professor na Universidade de Kent, em Canterbury.
Gurnah estreou na literatura em 1987, com Memory of Departure, e em 1994 se projetou em definitivo para o mundo com Paradise, que foi finalista do Man Booker Prize. Escreve romances, contos e ensaios nos quais avalia a perspectiva colonial e a realidade africana. No caso de Afterlives, o livro mais recente, de 2020, e que será o primeiro a ser editado pela Companhia das Letras, tem como pano de fundo a Rebelião Maji Maji, revolta armada contra o domínio colonial alemão na região da África Oriental. O escritor tem como língua materna o suaíli e começou a se dedicar à literatura aos 21 anos, adotando o inglês como idioma de escrita.
Publicidade
LEIA MAIS: Maurício de Sousa convida a criançada a refletir sobre meio ambiente em ‘Sou um Rio’
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.