Até onde você iria por um sonho? A santa-cruzense Lorena Pohl, de 73 anos, esperou 50 anos para realizar o maior objetivo: casar-se na igreja. Ela e Ruy Pohl, de 86 anos, conheceram-se durante um baile em Vila Progresso, no dia 29 de maio de 1972. Lorena era solteira naquela época e trabalhava como enfermeira. Ruy era casado e tinha dois filhos. Após esse encontro, o amor entre os dois foi mantido como namoro por muitos anos, até ele conseguir o divórcio do antigo casamento.
No dia 30 de setembro de 1978, casaram-se apenas no civil. O motivo? Como Ruy havia feito o primeiro enlace matrimonial na Igreja Evangélica, teria que esperar ficar viúvo da ex-mulher para que conseguisse casar na Igreja Católica. Com isso, a vida foi seguindo seu curso. Meses antes da união no civil, em agosto, tiveram Caroline, única filha dos dois. Mas Ruy e Lorena têm três filhos – Ricardo e Cristine, frutos do casamento anterior, completam a família.
LEIA TAMBÉM: Veja como fazer lista de presentes para casamento
Publicidade
Durante 50 anos, a vida do casal se resumiu a vivências cotidianas, além de visitas a igrejas para realizar o matrimônio. Foram muitas idas e vindas, até em municípios vizinhos, mas sem sucesso. “Mesmo com essa situação, nunca terminou minha esperança”, conta Lorena.
A ex-mulher de Ruy chamava-se Terezinha. Ela tinha uma relação muito boa com todos, uma troca afetiva por conta dos laços familiares. Nos últimos tempos, residiu em uma clínica geriátrica até morrer, no dia 6 de agosto deste ano. “Acho que o carinho era uma forma de agradecimento, por eu ter cuidado dos filhos dela”, disse Lorena.
Ela carregava outro sonho: o de ser mãe de três filhos, mas tinha dificuldade de engravidar e considera Ricardo e Cristine como dois presentes. “Papai do céu me deu dois prontos e mais a Carol. Hoje temos os três e somos muito felizes.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: casamento surpresa sela união de casal em Linha Nova
Após o falecimento de Terezinha, o casal começou o planejamento da cerimônia de casamento na Catedral São João Batista, que foi realizada na noite dessa sexta-feira, 30. Eles se casaram justamente no dia em que completaram 50 anos juntos. Ruy realizou a profissão de fé na quarta-feira, 28, tornando-se católico a partir de então.
A cerimônia foi presidida pelo padre Roni Osvaldo Fengler e contou com a presença de cerca de 40 convidados, entre eles os filhos. “Eu estou muito feliz porque o Ruy ajudou a concretizar meu sonho. Ele está comigo; se não quisesse, nada seria feito. Tenho que agradecer muito por essa bênção”, salientou Lorena.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: conheça as músicas mais populares nas playlists de casamento dos brasileiros
Eles moram no Centro de Santa Cruz do Sul desde que se casaram, em 1978. Entre dias bons e outros nem tanto, compartilham uma vida simples com hobbies que lhes fazem bem. Ruy adora andar de moto e já realizou muitas viagens por lugares inesquecíveis. Lorena passa a maior parte do tempo cuidando da casa e cozinhando, e adora também pintar panos de prato para presentear familiares.
O segredo para um relacionamento duradouro? Companheirismo. “Nunca deixamos um ou outro para trás. Sempre enfrentamos tudo juntos”, afirmou Lorena. Ela ainda frisou algo que a filha Cristine pediu para que ressaltasse: “Nós precisamos sonhar e ser felizes, não importa a idade. Não percam nunca suas esperanças”.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.