As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no Brasil há muitos anos. No entanto, mesmo diante deste tipo de alerta, profissionais e organismos da área da saúde destacam que prevenir é melhor do que tratar. Alimentação saudável, prática de atividades físicas, controle do estresse e manter uma rotina de exames estão entre as orientações mais difundidas.
Para marcar a passagem do Dia Mundial do Coração os médicos cardiologistas James Fracasso e Carlos Henrique Purper Petterson, da Cordial Diagnóstico Cardiovascular, dão orientações relacionadas a riscos e tratamentos. Eles participaram da live “Setembro Vermelho e prevenção cardiovascular: Entenda como e porque cuidar do seu coração” transmitida pelo Portal Gaz e revelaram que a Medicina vem avançando muito na área cardiovascular e que hoje já existe tratamento para quase todas as doenças do coração. Por exemplo, já é possível prever, com vários anos de antecedência se uma pessoa pode ter um infarto ou um derrame, explica o doutor James. E com isso é possível tomar medidas preventivas para evitar algo pior.
Problemas como infarto e derrame, conforme Petterson, são causados pelo entupimento progressivos das artérias e os fatores que levam a esse quadro são cumulativos. Com o avanço da idade as chances aumentam, alerta o médico. “É muito mais propensa a ter infarto aquela pessoa que está há 30 anos com o colesterol alto do que alguém que está há dois anos com o colesterol alto” diz lembrando que o entupimento das artérias vai acontecendo aos poucos.
Saber a hora certa de procurar um médico e fazer os exames, conhecer os sintomas e que existe tratamento é fundamental para evitar quadros mais graves destas e de outras tantas doenças. No vídeo a seguir, veja como cuidar do coração e viver melhor:
This website uses cookies.