Como um líquido com um cheiro forte – não muito agradável – pode ajudar na limpeza? Ele não era somente um tempero? Mas não, o vinagre vai bem além da salada e tem vantagens: é barato e respeita o meio ambiente. Afinal, onde e como o vinagre pode ser usado?
O vinagre é um incrível removedor de cheiros ruins, como mofo ou cigarro. A substância é capaz de agir contra estes odores. O ideal é usar ele quase puro ou com pouca água na mistura. Um borrifador é um bom aliado para aplicação.
Quando não aguentamos mais esfregar a panela, lá está ele para salvar as unhas feitas. Neste caso, coloque água e quatro colheres de vinagre, deixe ferver, espere esfriar e lave novamente com a esponja.
Além da panela, o vinagre auxilia também na limpeza do azulejo ou do fogão engordurado. Tire o excessso da sujeira, coloque vinagre sobre a área que deseja limpar e deixe por 15 minutos. Aí sim comece a limpeza, esfregue com sabão neutro e uma esponja não abrasiva. Grelhas ou churrasqueiras também podem ser limpas com vinagre.
O mesmo efeito desengordurante funciona também na geladeira, onde pode ser usado à vontade. Passe com um pano. O mesmo funciona no microondas.
Nas roupas o vinagre é um super aliado do amaciante. O líquido deixa as peças mais macias e higienizadas. Isso vale para todos os tipos, até mesmo banho e cama. Além de auxiliar na limpeza de peças brancas.
Roupas novas, que podem soltar tinta, podem ser colocadas de molho no vinagre durante 20 minutos. Depois lave normalmente.
Em peças de academia ele ajuda a retirar o odor de suor que fica, muitas vezes mesmo depois de lavadas. Neste caso, acrescente uma xícara de vinagre junto à água na máquina de lavar.
Vinagre e detergente neutro é uma misturinha que vai salvar o seu tênis. Passe na peça e deixe agir por alguns minutos, depois retire com um pano úmido.
No guarda-roupa, retire os objetos e passe um pano seco para remover a poeira. Em seguida, passe outro pano, dessa vez úmido com água e vinagre. Neste caso ele age como bactericida e evita a formação de fungos. Guarde as roupas após secar.
Limpar vidros e persianas é mais fácil com vinagre. No caso das cortinas, use uma meia ou um pano enrolado na mão, molhe a ponta no vinagre e passe na persiana. Já nos vidros misture duas colheres de sopa de vinagre em dois litros de água morna. Borrife na área desejada para limpar e então passe um pano. O mesmo vale para espelhos.
Lustrar móveis? Misture em partes iguais vinagre e óleo de cozinha. Resultado: móveis com um brilho natural e até mesmo sem riscos na madeira.
Tapete ou carpete manchados? Um medida de vinagre, uma de água morna e um pouco de bicarbonato por cima. Deixe agir por 10 minutos e escove. Pronto!
Mais uma vez o produto aparece como a opção mais barata: para a limpeza de ralos. Uma xícara de vinagre e um copo de bicarbonato de sódio, coloque no ralo e deixe agir. O local vai ficar limpo e desentupido.
Vinagre deixa cheiro?
Sim, mas nada muito forte e não permanece por muito tempo. Caso não queira o cheiro muito forte, misture sempre na proporção um por um com água. Uma gota de óleo essencial ou até mesmo um pouquinho de amaciante de roupas ajudam a deixar o cheiro mais agradável.