Uma nova estação começa no hemisfério sul neste domingo, 20. Fica para trás um verão de calor intenso e pouca chuva e, oficialmente às 12h33, chega o outono, com frio acima do comum e sem perspectiva de melhora na questão hídrica. A projeção é da MetSul Meteorologia.
A empresa afirma que o clima segue sendo influenciado pelo fenômeno La Niña – que ocorre quando as temperaturas superficiais no Oceano Pacífico estão abaixo do normal. O principal efeito é a estiagem, que já é sentida no Vale do Rio Pardo e em todo o Rio Grande do Sul. O La Niña teve seu pico na virada do ano e desde então perde intensidade, mas sua influência segue importante.
LEIA MAIS: Chuva e calorão: próximos dias terão mínima de 15 e máxima de 38 graus
Publicidade
“As projeções são pessimistas. Indicam que a chuva vai ficar ainda muito irregular e abaixo da média histórica neste trimestre, abril, maio e junho, na maior parte do Estado”, projetou o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, falando à Rádio Gazeta.
A região dos Vales deve ser uma das mais afetadas pela seca nos próximos três meses, com pouca chuva ao longo de todo o período. De acordo com Nachtigall, em abril todas as regiões do Estado terão chuva abaixo da média. Em maio choverá mais, com acumulados perto dos registros históricos, no Leste e no Nordeste, junto à costa. Em junho, as regiões Oeste e Sul receberão precipitação dentro da média. “Isso fará com que o deficit hídrico acumulado nos últimos meses não seja recuperado e possa até mesmo se agravar (no Vale do Rio Pardo)“, avaliou o meteorologista.
Se o verão foi de calor histórico no Estado e na região, o outono deve ser marcado por temperaturas abaixo do comum. De acordo com a MetSul, também por influência do La Niña, haverá maior ingresso de ar frio no Estado. O clima típico do inverno poderá ser sentido “muito antes do início oficial da estação”, alertou Luiz Fernando Nachtigall.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.