Todos os postos de saúde da zona urbana de municípios da região estarão abertos neste sábado, segundo a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13 CRS), para o chamado “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra gripe. Algumas secretarias de Saúde ainda estariam organizando equipes itinerantes para atender à demanda do interior e facilitar a imunização de pessoas com dificuldades de locomoção. Esta é uma oportunidade para quem não recebeu a dose – e faz parte do grupo prioritário – se prevenir da Influenza, que já causou a morte de duas pessoas no Estado.
Em Santa Cruz do Sul, conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Raquel Emmel Lopes, além de todas as unidades básicas e de estratégia de saúde da família (ESFs) funcionarem, será possível se imunizar no Centro Materno Infantil (Cemai), na Casa da CDL na Praça Getúlio Vargas e no Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas). Nesses locais, o atendimento ocorrerá das 8 horas às 17 horas. Já em postos do interior, das 9 horas às 16 horas. No Dia D não serão aplicadas doses no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc, no Posto Central, no Ambulatório do Idoso e no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação (Stifa).
Raquel lembra que doentes crônicos precisam levar receita médica para serem vacinados. Professores também devem portar um documento com foto e um que comprove a profissão, assim como profissionais de saúde. Cerca de 116,1 mil pessoas compõem o grupo que tem prioridade para receber a vacina na região. A meta é imunizar em torno de 90% delas. Dos 46,3 mil integrantes do público-alvo em Santa Cruz, 27.343 receberam doses até a manhã dessa sexta-feira. A vacina protege contra Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.
Publicidade
Venâncio confirma o primeiro caso no Vale do Rio Pardo
O primeiro caso de Influenza A na região foi confirmado recentemente em Venâncio Aires, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. A paciente de 69 anos é moradora do município e contraiu o vírus H3N2. Ela havia se vacinado 11 dias antes de aparecer os primeiros sintomas. A mulher passa bem. Além dela, outros casos foram notificados no Vale do Rio Pardo e estão sendo investigados. No Estado, duas mortes em decorrência da Influenza foram confirmadas neste ano. Para a secretária municipal de Saúde de Santa Cruz, Renice Vaccari, a preocupação com a gripe aumenta em razão dos óbitos.
Grupo prioritário
Publicidade
O público-alvo da campanha contra gripe é formado por pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores em saúde; indígenas; doentes crônicos; privados de liberdade e funcionários de presídios; e professores de escolas públicas e privadas. A campanha começou no dia 10 de abril no Estado e a previsão é de que seja encerrada até o próximo dia 26.
Na região
Publicidade
This website uses cookies.