Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONTEÚDO PATROCINADO

Como se organizar financeiramente neste início de ano

Época de troca de ano é sempre um momento turbulento para organizar as finanças e é preciso se preparar para não começar o ano despreparado e com dívidas maiores que o que conseguimos pagar. Regularização de veículos, IPTU, matrícula escolar e os presentes de Natal são os principais gastos do fim do ano anterior e início de ano vigente; por isso, separamos algumas dicas para você se organizar e não passar aperto no início de 2020. Acompanhe:

Organize as suas finanças
Sempre que possível, organize as finanças antecipadamente e evite parcelamentos muito longos. Ao chegar no fim do ano, o acúmulo de contas pode acabar atrapalhando o planejamento financeiro e a somatória de contas anteriores pode prejudicar o controle do dinheiro.

Evite realizar muitas compras após o meio do ano e escolha sempre uma opção de parcelamento que caiba dentro do orçamento para não comprometer uma parte grande do salário.

Publicidade

Evite gastos desnecessários, principalmente se exagerou nas compras de natal
Embora todos gostaríamos de dar os melhores presentes aos nossos entes queridos para celebrar as festas de fim de ano, nem sempre essa é a melhor escolha. O ideal é sempre buscar equilibrar os gastos e oferecer presentes úteis e com preços razoáveis.

Se você não pesquisou bastante antes de comprar e deixou para ir às compras em cima da hora, possivelmente, encontrou as lojas mais cheias, produtos com preços menos em conta e poucas opções. Essa situação, geralmente, gera ansiedade, o que acaba levando o consumidor a tomar decisões não tão vantajosas. 

Se esse foi seu caso, agora é hora de tranquilizar a mente, organizar o pagamento dos gastos realizados e pisar no freio, evitando compras desnecessárias.

Publicidade

Planeje seus gastos antecipadamente 
Um dos grandes empecilhos ao tentar se planejar financeiramente para o novo ano é a falta de organização. Com dias tão corridos, típicos do fim de ano, muitos esquecem de se planejar para o ano seguinte e acabam acumulando faturas e boletos para pagar.

Planejar gastos futuros com calma e organização, por meio de uma planilha de gastos, é uma forma de evitar desperdícios e economizar nas compras futuras de forma consciente e racional.

Dê preferência às contas importantes
As principais contas a serem priorizadas sempre serão aquelas fixas, como IPVA, IPTU, matrículas escolares etc. O não pagamento delas pode acarretar multas e juros, além de gerar prejuízos futuros aos donos de carro e imóveis.

Publicidade

Dê preferência às contas importantes e planeje bem os gastos com as férias e festas de verão e Carnaval. Busque sempre dividir as contas com os familiares para não sobrecarregar o seu bolso e preze por quitar ou guardar dinheiro para saldar as dívidas mais importantes que investir em um momento de festa e acabar gerando mais dívidas para o futuro.

As festas de fim e início de ano são um momento de celebração da família, do amor e felicidade, mas tais sentimentos não podem vir às custas de prejuízos financeiros e problemas futuros. Caso não seja possível guardar a partir de agora e não tenha se planejado com tanta antecedência, um empréstimo pessoal como o da Moneyman sempre pode ser uma solução.

Dessa forma você pode liquidar suas dívidas, adiantar pagamentos e contar com somente uma parcela para equilibrar as contas e poder curtir as festas com mais tranquilidade. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.