Categories: Centro-Serra

Como realizar exercícios físicos em casa?

A prática de exercícios físicos é muito importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser realizada em todas as fases da vida. Com a pandemia e a necessidade de permanecer mais em casa, esse hábito acabou ficando mais restrito e muitas pessoas acabaram deixando de lado essa prática. Conforme a professora de educação física, Carla Rita Franceschett, a importância da realização de exercícios físicos está diretamente relacionada com a saúde, melhora da qualidade de vida e aumento da expectativa da mesma. “Os benefícios não são somente físicos, mas também emocionais e psicológicos. Cabe ressaltar também que a prática de exercício físico isolada não tem a mesma eficácia que associada a uma alimentação balanceada e outras mudanças cotidianas. Somos um todo: corpo, mente e espírito”, ressalta.

Para recuperar a motivação e voltar à prática de exercícios físicos, a professora orienta, primeiramente, buscar uma opção agradável e prazerosa. “Encontre uma modalidade que você sinta prazer em realizar, trace metas, lembre-se da sensação pós-treino, investigue sua condição corpórea atual e não procure se exercitar somente quando um médico recomendar por uma questão de doença, faça a prevenção e não espere para remediar. A prática de exercício físico deve ser um hábito saudável de vida. Ressalto aqui que escuto muito ‘eu faço muita coisa em casa, passo o dia lidando, não preciso me exercitar’, há uma grande diferença entre atividade física e exercício físico. Para um ganho em imunidade, importante na pandemia, sistema cardiorrespiratório, pulmonar e muscular, o exercício físico deve ser sistematizado e regular, com tempo e intensidade adequadas a cada necessidade. Procure um profissional de educação física para te orientar”, salienta.

LEIA TAMBÉM: Alternativa: adeptos de academia podem se exercitar em casa

Publicidade

Carla destaca que é possível realizar exercícios físicos em casa, mas segundo ela, é preciso tomar os devidos cuidados, seguindo orientações de um profissional. A professora alerta para o uso de aplicativos para treinos, salientando que eles não levam em conta as especificidades de cada pessoa. Ela também acrescenta a importância de procurar um lugar confortável, organizar o ambiente, colocar uma música relaxante para apoiar a prática do exercício físico.

De acordo com a professora, o mais indicado para fazer em casa é a prática diária de alongamentos, alguns exercícios para força muscular e aeróbicos (intensidade baixa ou moderada e longa duração). “Na verdade depende da condição física individual, então para prescrição deve ser levado em conta o objetivo e as capacidades físicas”, diz.

A educadora física acrescenta que é necessário tomar alguns cuidados diante da prática de exercícios em ambiente doméstico, como a atenção aos materiais utilizados, tapetes ou panos que podem escorregar, cadeiras, bancos, escadas, entre outros. É necessário sempre avaliar o risco primeiramente. “Tenha um suporte profissional, prepare-se para as atividades, cuidado com os equipamentos, progressão e estímulo de carga, conheça seu nível, tenha paciência, escolha dias e horários, no mínimo 3 a 4 vezes semanais com duração de 40 minutos a uma hora”, orienta.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Casal mostra que idade não é limite para a qualidade de vida

Conforme a professora, a intensidade dos exercícios está diretamente ligada a condição física e objetivo da prática, bem como a disponibilidade de tempo e espaço. “É um processo individual, mas normalmente recomendo intensidade baixa a moderada”, salienta. Carla sugere que as pessoas optem por realizar exercícios em casa como alongamentos e aqueles que tenham moderado a alto gasto de energia como corrida estacionária, dançar, subir e descer escadas e pular corda. “Novamente digo que é necessário uma avaliação médica e física antes da prática de qualquer exercício físico. Os alongamentos são muito importantes para o dia a dia e podem ser realizados em qualquer faixa etária”, lembra.

Segundo a professora, todos sabemos da importância do exercício físico, ainda mais em tempo de pandemia, onde a imunidade alta e as dificuldades emocionais devem estar em harmonia. Sabemos também que a associação de outros hábitos saudáveis melhoram a qualidade de vida e aumentam a expectativa da mesma, ou seja, envelhecer com saúde, e que o exercício físico é extremamente importante para a depressão, ansiedade e tantos outros benefícios: “Então, por que não fazemos? E aí surgem muitas desculpas. Na maioria todos podemos fazer alguma coisa, mesmo que adaptada, dentro da sua condição física e saúde, alguns com maiores restrições, outros com menores, alguns com proibições de certos exercícios. Então somos responsáveis pela nossa saúde e você está esperando o quê? Prevenir ou remediar? Comece pela prática de exercício físico e altere outros hábitos, associando uma alimentação adequada e desfrute da vida com saúde, amor e paz”, finaliza.

Publicidade

Exercícios ao ar livre ficaram restritos durante a pandemia
Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.