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Como previsto, travessia pela ponte na RSC-287 exige paciência

A travessia pela ponte móvel instalada no quilômetro 153 da RSC-287, entre Candelária e Novo Cabrais, foi liberada na manhã dessa sexta-feira, 17. O trecho estava totalmente bloqueado há 19 dias, devido à desestabilização de uma galeria. Minutos antes da abertura, que ocorreu às 8 horas, os veículos já começavam a formar filas que, em alguns momentos, chegaram a mais de dois quilômetros. A lentidão acontece em razão dos limites de peso e velocidade permitida sobre a armação e já era esperada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que administra o trecho. 

A ponte do modelo Bailey tem 34 metros de extensão mais duas rampas de sete metros em cada extremidade. A capacidade é de 30 toneladas e são permitidos veículos com até quatro eixos. Já a velocidade máxima percorrida deve ser de 20 quilômetros por hora. O controle do fluxo está sendo feito por funcionários da EGR e, até o final da tarde dessa sexta-feira, a previsão era de que dois semáforos manuais fossem instalados. Por vez, estavam sendo liberados de 20 a 30 veículos. A espera média era de 20 minutos mas, em alguns momentos do dia, chegou a quase uma hora. 

O caminhoneiro Joel Silveira, que vinha no sentido Santa Cruz/Santa Maria, precisou realizar uma manobra especial para atravessar a armação. Ele dirigia um veículo bitrem vazio, pesando 24 toneladas, mas com nove eixos. A recomendação da EGR, portanto, foi para que Silveira desengatasse o veículo e atravessasse uma parte de cada vez. “O transtorno é um pouco complicado, mas a gente vai dando um jeitinho”, comentou. 

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Com a liberação da rodovia, o movimento nos desvios pelas estradas vicinais e pela propriedade da família Haetinger, onde uma tarifa de R$ 2,00 vinha sendo cobrada, diminuiu consideravelmente já nos primeiros momentos dessa manhã. Caminhões maiores, no entanto, continuavam desviando pela localidade conhecida como Corredor dos Renner, cuja entrada fica a cerca de 1,3 quilômetro da ponte provisória. A recomendação das autoridades é que esses veículos desviem por Pantano Grande, via BR-290.

Construtora carioca vai erguer a ponte definitiva

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) definiu na última quinta-feira a construtora DW Engenharia, do Rio de Janeiro, como responsável pela construção do pontilhão permanente que vai substituir a galeria danificada na RSC-287. Inicialmente, o presidente da estatal, Nelson Lídio Nunes, havia dito que, por ter caráter emergencial, a obra dispensaria um processo licitatório. No entanto, um funcionário da empresa afirmou que o processo aconteceu e a licitação teria sido vencida nessa quarta-feira pela empresa carioca. Após a assinatura da ordem de serviço, os trabalhos devem começar em até cinco dias.

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Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

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