Como planejar em tempos de incerteza

A incerteza é a única certeza do momento. Podemos planejar de forma diferente e usar a incerteza como vantagem estratégica. Na verdade, o mundo nunca ofereceu garantias ou certezas, apenas um pouco mais de estabilidade.
Nesta época, empresas começam a trabalhar no planejamento estratégico do ano que vem. Muitos executivos acreditam que planejar com foco no longo prazo em tempos tão instáveis é inútil. Outros acreditam que planejar da forma tradicional é o suficiente, ou então que definir objetivos e ações garantem uma jornada de sucesso.

Estatísticas mostram que não planejar é o pior caminho a ser escolhido, porque há um gasto de energia e de recursos muito maior do que o necessário. No mundo phygital, exponencial e disruptivo, a prospectiva estratégica traz um novo oxigênio para o planejamento empresarial. Criada por Michel Godet em 1993, a metodologia oferece uma bela oportunidade de criação de estratégias plurais, visões de impacto e caminhos alternativos para empresas e instituições.

A base do trabalho de estratégia prospectiva passa por um vasto debate, com mapeamento de sinais de mudança, que consideram pilares essenciais como cultura, sociedade, governo, educação, meio ambiente, política e tecnologia, e um caminho progressivo para o design da estratégia de antecipação, com ameaças claras, oportunidades de curto prazo, disrupções prováveis, cenários e etapas claras do planejamento do presente para o futuro desejado. O futuro não é acaso e começa com as decisões que tomamos hoje.

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Inovar é essencial, mas não suficiente para influenciar o mercado nos próximos anos. Não ter visão clara de longo prazo pode tornar a inovação um evento esquizofrênico e cansativo e gerar perda para as empresas já em 2022. Empresas que usam a prospectiva, ou foresight estratégico, minha especialidade, crescem 200% a mais que as que não usam e tem 33% a mais de lucratividade.

Definir a identidade e a visão de longo prazo é o ponto de partida para um planejamento moderno e robusto, com objetivos que gerem impacto social, deem sentido à jornada, engajem colaboradores, fornecedores e clientes em torno de uma causa maior. Visões poderosas de futuro são resultado de um caminho de investigação, de projeções e de um olhar completamente novo: um plano que vem do futuro até o presente. Planejamos de lá para hoje, essa é a grande diferença.

Enquanto o planejamento tradicional considera dados estáticos, a prospectiva considera o movimento constante e diferentes possibilidades. Enquanto o planejamento tradicional considera um caminho lógico, a prospectiva equilibra horizontes móveis de curto, médio e longo prazo e usa a incerteza como oportunidade para se antecipar em um mercado que ainda não existe. Quem sai na frente tem inúmeras vantagens e influencia seu segmento.

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A incerteza pode tornar-se a mola mestra do processo de tomada de decisão e o futuro pode ser antecipado. Este é um modelo apenas para empresas e profissionais que desejam andar à frente do seu tempo.

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Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

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