A exemplo do que ocorre em boa parte do Brasil, Santa Cruz do Sul tem um fim de semana atípico. Uma rápida circulada pelas ruas já é suficiente para comprovar que a rotina mudou após os protestos de caminhoneiros e agricultores, que chegaram neste sábado ao sexto dia e não têm data para acabar. Grupos seguem mobilizados na RSC-287, mas não há bloqueios no trânsito. No entanto, raros são os caminhões que são vistos rodando pela região.
Embora os postos estejam totalmente sem gasolina e alguns produtos perecíveis estejam em falta nos supermercados, nem de longe a sensação é de caos. O comércio funcionou normalmente (apesar do movimento abaixo da média), os restaurantes estavam cheios na hora do almoço e, entre o fim da manhã e o início da tarde, foi difícil encontrar vaga para estacionar nos principais pontos da área central. Para a noite deste sábado a previsão é que bares e restaurantes funcionem normalmente. Apenas um já informou que não vai abrir.
O Portal Gaz preparou um resumo que atualiza a situação de serviços essenciais no município:
Publicidade
Foto: Reprodução/Facebook
SEGURANÇA PÚBLICA
Não há registro de ocorrências graves em Santa Cruz. Segundo a Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, a rotina está dentro da normalidade. As viaturas dos órgãos de segurança circulam normalmente graças a um carregamento de gasolina e diesel que chegou no início da tarde sob forte escolta. O combustível é destinado também a ambulâncias e veículos de serviços essenciais da Prefeitura. Viaturas da região também estão sendo abastecidas em Santa Cruz.
LEIA MAIS
Publicidade
- Santa Cruz recebe carga de combustível para polícias e ambulâncias
- Região só tem gasolina para órgãos de segurança
Foto: Bruno Pedry
HOSPITAIS
Tanto o Hospital Santa Cruz quanto o Ana Nery (que responde também pela UPA do Esmeralda e pelo Hospitalzinho) informam que os serviços estão normais. Não há falta de qualquer insumo básico para os atendimentos. O Santa Cruz reafirma que procedimentos eletivos marcados para a partir de terça-feira serão reagendados para otimizar os estoques de produtos.
Publicidade
LEIA MAIS: Hospital Santa Cruz vai remarcar cirurgias eletivas
Foto: Agência Brasil
Publicidade
COMBUSTÍVEIS
Até o fim da tarde deste sábado não havia qualquer indicativo de quando os postos de Santa Cruz e região começam a ser reabastecidos. Pouco antes das 16 horas ao menos quatro caminhões carregados conseguiram sair da Refap, em Canoas, mas seguiram em direção a Porto Alegre. Não há informação, no entanto, se o combustível é ou não para venda. Revendedores de combustíveis já pediram apoio aos órgãos de segurança para garantir o transporte do produto para o interior do Estado.
Foto: Rodrigo Nascimento
Publicidade
GÁS DE COZINHA
O estoque de gás de cozinha também está muito baixo em Santa Cruz. Poucos revendedores ainda têm botijões nos pátios. Condomínios estão pedindo que os moradores economizem o produto. Não há previsão de quando os revendedores receberão nova remessa.
Foto: Reprodução
TÁXI E UBER
A frota de táxi de Santa Cruz do Sul está operando, mas com menos veículos que o normal. Segundo a Associação Rádio Táxi, por enquanto poucos carros precisaram parar por falta de combustível. Alguns motoristas, no entanto, dizem que conseguem rodar somente até o fim da noite deste sábado. Já os veículos do Uber sumiram das ruas. Quem tentou pedir uma carona paga pelo aplicativo no início da tarde deste sábado não conseguiu.
LEIA MAIS: Serviço de táxi ainda funciona em Santa Cruz
Foto: Rodrigo Assmann
LINHAS DE ÔNIBUS
O serviço de transporte coletivo urbano teve alterações ainda na sexta-feira para economia de diesel. Neste sábado mais linhas foram suspensas, como as que ligam a rodoviária ao Centro e ao Arroio Grande, por exemplo. Clique aqui e veja a grade completa das mudanças. A Viação Santa Cruz, maior empresa de transporte intermunicipal da região, reiterou neste sábado que segue operando normalmente. Há estoque de diesel para mais dois dias, pelo menos.
LEIA MAIS
- Consórcio TCS divulga mudanças nos horários para o fim de semana
- Confira as alterações nas linhas intermunicipais para os próximos dias
Foto: Bruno Pedry
RECOLHIMENTO DE LIXO
Os caminhões seguem fazendo o recolhimento normal de resíduos na cidade. O lixo é levado para a central de transbordo, no Bairro Dona Carlota, onde começa a se acumular. O transporte do local até Minas do Leão está suspenso desde o meio da semana. Ainda não há previsão de quando a situação será normalizada.
Foto: Banco de Imagens Gazeta do Sul
ÁGUA
Um problema em uma bomba provocou falta d’água na região do Bairro Margarida entre o fim da manhã e o início da tarde deste sábado. Não há qualquer relação, no entanto, com os transtornos causados pela mobilização dos caminhoneiros. A gerência da Corsan diz que recebeu na noite de sexta-feira um novo carregamento de cloro, necessário para o tratamento da água. Os estoques dos demais produtos estão em dia.