Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

tecnologia

Como o professor deve se portar diante da inteligência artificial? Especialistas indicam

Registro da palestra com a professora Martha Gabriel, da PUC-SP, em Porto Alegre

O Sesi Com@Ciência Debates ocorrido na última semana no Instituto Sesi de Formação de Professores, em Porto Alegre, foi uma aula sobre educação. O evento iniciou-se com a apresentação da pesquisa “Apagão de professores: uma análise dos impactos da oferta de docentes no RS”, desenvolvida pelo Observatório Sesi da Educação, já noticiada pela Gazeta do Sul e que aponta a possibilidade de o Estado ter um déficit de 10 mil professores em 2040. A programação incluiu palestras com especialistas e oficinas de capacitação para docentes.

Os palestrantes destacaram o papel do educador, principalmente frente ao avanço da inteligência artificial. Referência em inovação, a professora Martha Gabriel, da PUC-SP, afirmou que o progresso da tecnologia chegou a um ritmo alucinado. Frisou que, para aprender a lidar com ferramentas e possibilidades que surgem em curtos espaços de tempo, é preciso educação.

LEIA TAMBÉM: Dia do Professor: os disseminadores de conhecimento que abrem portas para o mundo

Publicidade

“A educação é pilar fundamental da aprendizagem. E, para aprender, temos de acabar com as desigualdades. Precisamos de educação para criar um sistema operacional que gere desenvolvimento, com professores e instituições fortes”, ressaltou.

Martha fez questão de reforçar que a tecnologia é o principal agente de mudança na sociedade, mas depende de humanos capacitados, com senso crítico. “É preciso saber as melhores perguntas para fazer à Inteligência Artificial. Para isso, precisamos ter conhecimento. Todos teremos de ser engenheiro de prompt nesse sentido”, complementou.

LEIA TAMBÉM: Déficit de professores: pesquisadores sugerem caminhos para mudar esse cenário

Publicidade

O doutor em teoria econômica e coordenador do Núcleo de Estudos do Insper, Michael França, abordou a relação da educação com as desigualdades. Em sua fala, citou os vieses pelos quais os indivíduos são percebidos, considerando-se raça, gênero e classe social. Conforme ele, a extensão disso para a educação faz com que muitas pessoas que sofrem com olhar desigual não desenvolvam suas potencialidades adequadamente. Nesse cenário, evidencia-se o papel do professor – e da escola – na superação das desigualdades. Além de outras palestras, houve dez oficinas com foco em inteligência artificial, robótica e aprendizagem por projetos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.