Política

Como justificar o voto? Saiba o que fazer se não puder participar das eleições deste domingo

Nem sempre o eleitor consegue comparecer à sua seção eleitoral no dia da votação. Para aqueles que estarão fora de seu domicílio eleitoral neste domingo, 6, há uma solução simples: justificar o voto. A justificativa eleitoral é um procedimento fundamental para quem deseja evitar multas e manter a situação regular junto à Justiça Eleitoral. Confira como realizar esse processo de maneira prática e eficiente.

Presencialmente no dia da eleição

Se você estiver fora do seu domicílio eleitoral neste domingo, pode justificar sua ausência presencialmente em qualquer local de votação. Basta preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível nos locais de votação ou previamente pelo site da Justiça Eleitoral. No dia da eleição, compareça a uma seção eleitoral, leve um documento oficial com foto e entregue o formulário preenchido. Vale lembrar que é necessário ter em mãos o número do seu título de eleitor para preencher corretamente o documento.

LEIA TAMBÉM: Transporte coletivo terá passe livre no domingo de eleições; veja horários

Publicidade

Justificativa pelo aplicativo e-Título

Para quem busca mais praticidade, o aplicativo e-Título é uma excelente opção. Disponível para dispositivos Android e iOS, ele permite justificar o voto de maneira rápida, sem precisar se deslocar. No próprio aplicativo, o eleitor pode selecionar a opção “Justificativa de ausência”, preencher os dados solicitados e enviar a justificativa junto com uma justificativa plausível (como estar fora da cidade ou do país).

Após o dia da eleição

Caso você não consiga justificar no dia da eleição, ainda há a possibilidade de realizar o processo posteriormente. O eleitor tem até 60 dias após o pleito para justificar sua ausência, seja de forma presencial em um cartório eleitoral ou pelo site do Sistema Justifica. Será necessário comprovar o motivo da ausência, apresentando documentos como atestados médicos, bilhetes de viagem, entre outros que justifiquem a impossibilidade de comparecimento.

LEIA TAMBÉM: Espaços para as crianças e pavimentação: veja o que pedem os eleitores da Zona Sul de Santa Cruz

Publicidade

Consequências de não justificar o voto

Vale ressaltar que o voto é obrigatório no Brasil para pessoas entre 18 e 70 anos. Quem não votar nem justificar sua ausência ficará em situação irregular perante a Justiça Eleitoral. Isso pode trazer consequências, como a impossibilidade de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos e até fazer empréstimos em instituições financeiras públicas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.