A partir da primeira semana de julho, duplas vão visitar as residências dos moradores de Santa Cruz do Sul para realizar um levantamento. O projeto, que leva o nome de Mapa da Cidade, foi lançado nesta quarta-feira, 7, em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palacinho.
O trabalho vai renovar o Cadastro Técnico Municipal, banco de dados que teve a última atualização em 1998. Para isso, cadastradores vão visitar todos os imóveis existentes na área urbana. Mas, assim que eles começarem a passar pelas residências, algumas dúvidas podem surgir.
Publicidade
Os cadastradores estarão em duplas. Equipados com smartphones, do sistema Android, eles realizarão a coleta de dados. Essas pessoas estarão devidamente identificadas, com coletes e crachás, como mostra na foto abaixo.
Cadastradores vão usar uniformes e crachás
Foto: Rodrigo Assmann
Publicidade
Assim que os cadastradores começarem a visitar um determinado bairro, um carro de som da Prefeitura vai passar pelo local e avisará sobre a presença deles. Serão realizadas até três tentativas para encontrar mos moradores. Se ele não estiver no local, será deixada uma notificação com telefone para contato.
Antes de atender os cadastradores, verifique se eles estão devidamente identificados. Eles devem usar um uniforme e crachá. Eles precisam entrar somente em seu pátio. Mas, caso você estiver com medo ou suspeita de que possa ocorrer algum golpe, é possível entrar em contato com a Prefeitura. Dúvidas podem ser tiradas através do número (51) 3713-8186. Os moradores também podem entrar em contato com a Brigada Militar para realizar denúncias, através do número 190.
Publicidade
Durante a visita, os cadastradores vão pedir para o morador repassar o e-mail, telefone e documentos, como RG e CPF, assim como o comprovante de titularidade do imóvel (matrícula/transcrição, escritura pública, contrato de compra e venda, ou outro documento de posse) para que o cadastrador copie digitalmente e repasse-os ao sistema do Município.
Publicidade
Não. Conforme a prefeitura, em hipótese alguma os moradores devem repassar informações sobre cartões de crédito, contas bancárias, benefícios ou bolsa família.
Os cadastradores não precisam entrar nas residências, somente no pátio. Como um veículo equipado com câmeras vai repassar pelas ruas para fazer imagens, é possível que o cadastrador solicite a autorização dos moradores para realizar alguns registros novamente.
Publicidade
Caso você tiver os dados pessoais do proprietário, deve responder as perguntas. Se não, deve informar aos cadastradores o nome do dono ou da imobiliária que administra o imóvel. Demais informações relativas às características da propriedade, a serem identificadas visualmente, deverão ser repassadas ao cadastrador
Você pode entrar em contato com a Prefeitura através do número (51) 3713-8186. Algumas perguntas frequentes também estão listadas no site do Mapa da Cidade. Clique aqui e acesse.
This website uses cookies.