A Prefeitura de Santa Cruz do Sul iniciou o turno único nesta segunda-feira, 1º. Com isso, o atendimento em algumas repartições tem horário especial, pelo menos, até o dia 31 de dezembro. O horário será das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira, sem pausa ao meio-dia. O decreto que instituiu a implantação da medida foi assinado pelo prefeito Telmo Kirst no início de setembro.
De acordo com o secretário de Administração e Transparência, Vanir Ramos de Azevedo, desde o começo do ano o Executivo vem tomando medidas para contenção de gastos e o turno único é uma delas. A redução do horário impacta nas despesas com combustível, luz, água e horas extras.
Publicidade
O horário das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura, Agricultura e Transportes e Serviços Urbanos é diferente. Nesses setores, o turno vai das 7h30 às 13h30. Já a equipe de varrição manual diária irá trabalhar das 6h30 às 12h30.
O turno único não se aplica aos serviços de saúde como Centro Materno-Infantil (Cemai), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD, Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (Capsia) e Caps II, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Setor de Transportes e Departamento de Auditoria Médica, Unidade básica de saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Serviço de Nutrição,Primeira Infância Melhor (PIM), Programa Saúde na Escola (PSE), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Bem-Me-Quer, Planejamento Familiar, Programa Melhor em Casa, Serviço de Odontologia e Vigilância Sanitária e Epidemiológica.
O horário reduzido também não é usado nas instituições de ensino, como escolas municipais de ensino fundamental (emefs) e de educação infantil (emeis), Cemeja e projetos como Craques da Bola, Maturidade Esportiva e Reativar.
Publicidade