Regional

Como evitar golpes na internet? Procon dá dicas para não cair em fraudes ao realizar compras online

O Procon do Rio Grande do Sul, departamento da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), preparou uma série de dicas para o consumidor evitar cair em golpes e fraudes na internet. Assim, a iniciativa busca informar a população sobre os sinais de práticas ilegais ou criminosas antes de efetuar compras em lojas virtuais.

De acordo com o departamento da secretaria, as vítimas de golpes e fraudes devem contatar diretamente uma delegacia de polícia. Além disso, o Procon ressalta que, ultimamente, houve aumento da procura por órgãos de segurança em decorrência de golpes, principalmente contra idosos, por serem um público mais vulnerável em relação aos meios tecnológicos.

LEIA TAMBÉM: Serasa orienta consumidor a não cair no “golpe do contato quente”; entenda

Publicidade

Veja as dicas do Procon:

  • Atentar para o endereço divulgado pela empresa
    Quando as pessoas adquirem produtos pela internet, é recomendável utilizar somente os canais oficiais das empresas. É importante observar se o endereço e o CNPJ do estabelecimento estão no rodapé do site, porque esse é um indício de que o portal eletrônico é verídico.
  • Verificar se o site possui uma conexão segura
    Antes de realizar uma compra em loja virtual, é válido verificar se existe o símbolo do cadeado no canto esquerdo do link do site. Desse modo, a conexão é segura e, provavelmente, o consumidor vai estar no site correto da empresa.
  • Em ligações ou aplicativos de conversa, não enviar dados pessoais
    Se um representante comercial de uma empresa entrar em contato oferecendo um produto ou serviço, o consumidor deve evitar passar dados pessoais, como senhas do cartão de crédito e débito. Na dúvida, é recomendável se dirigir ao estabelecimento físico, como agências de bancos.
  • Denunciar toda e qualquer prática abusiva verificada durante as compras
    Caso o cliente verifique alguma prática abusiva ou se sinta lesado após uma compra, é importante exigir seus direitos junto aos órgãos competentes. Portanto, o serviço de atendimento eletrônico do Procon RS está disponível 24 horas e o tira-dúvidas no WhatsApp está ativo das 10 horas às 16 horas, de segunda a sexta-feira, pelo número (51) 3287-6200. O Procon também adverte que as vítimas de golpe deverão imediatamente registrar ocorrência na Delegacia Online ou procurar a delegacia de polícia mais próxima.

LEIA TAMBÉM: Novo tipo de golpe é aplicado na região; saiba como evitar

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.