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SEGURANÇA DIGITAL

Como evitar golpes na internet? Procon dá dicas para não cair em fraudes ao realizar compras online

Foto: Agência Brasil

O Procon do Rio Grande do Sul, departamento da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), preparou uma série de dicas para o consumidor evitar cair em golpes e fraudes na internet. Assim, a iniciativa busca informar a população sobre os sinais de práticas ilegais ou criminosas antes de efetuar compras em lojas virtuais.

De acordo com o departamento da secretaria, as vítimas de golpes e fraudes devem contatar diretamente uma delegacia de polícia. Além disso, o Procon ressalta que, ultimamente, houve aumento da procura por órgãos de segurança em decorrência de golpes, principalmente contra idosos, por serem um público mais vulnerável em relação aos meios tecnológicos.

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Veja as dicas do Procon:

  • Atentar para o endereço divulgado pela empresa
    Quando as pessoas adquirem produtos pela internet, é recomendável utilizar somente os canais oficiais das empresas. É importante observar se o endereço e o CNPJ do estabelecimento estão no rodapé do site, porque esse é um indício de que o portal eletrônico é verídico.
  • Verificar se o site possui uma conexão segura
    Antes de realizar uma compra em loja virtual, é válido verificar se existe o símbolo do cadeado no canto esquerdo do link do site. Desse modo, a conexão é segura e, provavelmente, o consumidor vai estar no site correto da empresa.
  • Em ligações ou aplicativos de conversa, não enviar dados pessoais
    Se um representante comercial de uma empresa entrar em contato oferecendo um produto ou serviço, o consumidor deve evitar passar dados pessoais, como senhas do cartão de crédito e débito. Na dúvida, é recomendável se dirigir ao estabelecimento físico, como agências de bancos.
  • Denunciar toda e qualquer prática abusiva verificada durante as compras
    Caso o cliente verifique alguma prática abusiva ou se sinta lesado após uma compra, é importante exigir seus direitos junto aos órgãos competentes. Portanto, o serviço de atendimento eletrônico do Procon RS está disponível 24 horas e o tira-dúvidas no WhatsApp está ativo das 10 horas às 16 horas, de segunda a sexta-feira, pelo número (51) 3287-6200. O Procon também adverte que as vítimas de golpe deverão imediatamente registrar ocorrência na Delegacia Online ou procurar a delegacia de polícia mais próxima.

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