Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIRETO DA REDAÇÃO

Como engolir essa?

Como assimilar que o governo tenha dado acolhida a tamanha desfaçatez de um organismo emitir determinações sobre o que deve ou não ser adotado como cultivo no meio rural? É uma piada? Uma cultura formal, presente há séculos como fonte de renda nos três estados do Sul e em várias regiões do Nordeste, é tratada dessa forma? Mas o imposto, pelo visto, seguirá sendo cobrado com muito gosto! Até porque parte da verba advinda desses tributos interessa (e muito!) às campanhas antitabagistas…

LEIA TAMBÉM: Entidades repudiam campanha que desestimula a plantação de tabaco

No caso dessa ação maluca que sugere “plantar comida” e não tabaco, a isso jamais se pode chamar de formar opinião; é deformar opinião. Quem sabe o governo e seus órgãos não poderiam ir a campo para descobrir por que quase 130 mil famílias a cada ano optam (sempre!) por plantar tabaco, ao mesmo tempo em que cultivam alimentos?

Publicidade

Tabaco é cultura presente no Brasil desde antes da chegada dos portugueses. Por muito tempo, foi até prescrito como um santo remédio, veja só. Se o consumo do cigarro hoje tornou-se malefício, cumpre ao governo fazer campanha de esclarecimento, como cada país tem autonomia para fazer. Mas se o consumo é legal, dentro e fora do Brasil, demonizar o tabaco é completo disparate, e desleal.

LEIA TAMBÉM: O livro em que Rita Lee detalha os seus últimos três anos

Até porque, nesse ritmo, já se poderia até prever o futuro… Hoje o alvo é o tabaco. Amanhã podem ser o eucalipto e a acácia. Afinal, não são “comida”. E depois seria a vez do sorgo. E logo da alfafa, que também não vai para a mesa… Será que em breve os gênios de tais campanhas pedirão o fechamento das salinas (para inibir o consumo de sal?) ou mesmo a erradicação da cana-de-açúcar para combater o alcoolismo? Como engolir uma argumentação dessas?

Publicidade

Ofensivas antitabagistas como a da campanha, pelo nonsense do que propõem, no mínimo deveriam ser chamadas à responsabilidade por disseminarem fake news. Que, aliás, também fazem muito mal à saúde, física e mental.

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.