Santa Cruz do Sul

Como descartar CDs e DVDs sem uso? Confira opções em Santa Cruz

Mídias físicas muito utilizadas para o armazenamento de arquivos, músicas e filmes nos anos 2000, os CDs e DVDs deram espaço a outras soluções com o passar do tempo e hoje praticamente não são mais usados. Muitas empresas e pessoas, no entanto, ainda têm esses materiais e não sabem o que fazer com eles. A Cooperativa dos Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) recebe, mas há limitações.

Conforme a coordenadora de Finanças da Coomcat, Marilane Poeckel, o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da instituição, localizado na Rua Venâncio Aires, recebe CDs e DVDs, mas não em grandes quantidades. “Nós estocamos para, quando tiver venda, conseguirmos mandar para a indústria final. Dizemos que é um material reciclável, mas que não tem reciclabilidade.”

LEIA TAMBÉM: Região ainda tem falhas na coleta domiciliar de lixo; veja os números

Publicidade

Segundo ela, o mercado de reciclagem de plásticos duros é difícil e o processo de reaproveitamento dessas mídias é caro e possui várias etapas, o que reduz muito a demanda. “O mercado é o que dita as regras do jogo. Noventa por cento dos plásticos são recicláveis, mas somente 10% têm reciclabilidade”, acrescenta Marilane. Esse é o motivo de a cooperativa não receber o material em grandes quantidades. “Nós estocamos até o mercado nos dizer se recebe ou não recebe, e isso vai oscilando durante o ano.”

Diante dessa dificuldade, uma alternativa para os CDs e DVDs é o reaproveitamento em artesanatos e criação de outros produtos. O descarte no lixo tradicional não é recomendado, porque esses objetos demoram cerca de 450 anos para se decompor na natureza. Já para serem reciclados, eles precisam ser desmagnetizados, pois são compostos por diversos componentes – como policarbonato, alumínio, prata e ouro – que precisam ser reciclados separadamente.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.