Você já deve ter ouvido aquela máxima que diz que “quem quer fazer algo arruma um meio, e quem não quer arruma uma desculpa”. Que tal aproveitar o ano que começa para colocar suas metas e objetivos em um plano mais real? Sonhar é maravilhoso, e alimenta a nossa vida com alegrias e esperança, mas muito melhor do que imaginar essa vida é vivê-la! Para isso enumeramos uma lista de passos simples para colocar suas metas em prática em 2016, com base em um texto do site Mude, confira:
Defina seus princípios
O que é mais importante para você neste momento? Responder esta difícil pergunta já é um caminho para perseguir seus objetivos. Se você quer viajar e comprar um carro, mas só pode fazer uma das duas coisas deve decidir qual importa mais neste momento, uma vez que esteja claro quais são as suas prioridades, será mais fácil trabalhar neste sentido.
Publicidade
Traçe uma visão de futuro
Como você se vê daqui a 12 meses? Pense em todos os aspectos de sua vida que gostaria que estivessem diferentes no próximo ano, e use esse tempo para chegar neste local. Pensar a longo prazo é importante, mas os objetivos de curto prazo são muito satisfatórios quando são realizados.
Crie metas com objetividade
Publicidade
Não adianta dizer “quero perder peso” ou “quero um novo emprego”, não é o bastante. Estabeleça quantos quilos quer perder e até que data. Decida que quer um trabalho com um número de horas semanais, e com uma remuneração específica. Questione as suas razões para ter estes objetivos, isso traz mais certeza de que as mudanças a seem feitas são realmente necessárias. Quero um novo emprego por que o atual é estressante e não me completa. Quero perder peso para melhorar minha saúde.
Especialistas em produtividade pessoal definem que as metas devem ser Smart, palavra que significa “inteligente” (em inglês), mas que também é um acrônimo para específicas (Specifics), mensuráveis (Measurable), realizáveis (Achievable), relevantes (Relevants) e com prazo definido (Timed). Também ajuda bastante colocar suas metas no papel, escrever e gravar este desejo, assim como se comprometer publicamente ou com a família a cumpri-las.
Organize sua vida
Publicidade
São três pontos principais a revisar: espaço, tempo e dinheiro. Confira seu espaço de trabalho e sua casa, e procure organizá-los de maneira mais efetiva, que facilite as tarefas, o início do ano é um ótimo período para fazer renovações, reformas e faxinas.
Crie listas de tarefas e faça algumas por dia, use seu tempo com sabedoria. Tente não perder tempo demais com coisas que não fazem bem e não trazem satisfação. Definir faixas de tempo para grupos de tarefas também são formas de usar melhor as horas de cada dia.
Organize suas finanças, coloque as contas em dia, confira quanto dinheiro você tem em casa e no banco, e para que esse valor será necessário. Use aplicativos de celular para calcular seus gastos. Essa etapa é fundamental para todas as metas que envolvem a compra de bens.
Publicidade
Revise as metas semanalmente
Lembra que as metas devem ser anotadas? Exatamente, quando seus objetivos estão traçados claramente no papel, é possível revê-las semanalmente, definir se ainda é do seu desejo trabalhar neste sentido (não tem problema nenhum mudar de ideia no meio do caminho) e também conferir se seus esforços já renderam frutos. é importante comemorar as pequenas vitórias, celebrar até mesmo as pequenas conquistas no sentido de realizar seus sonhos, para que o ânimo siga em alta.
Publicidade
This website uses cookies.