ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Como conservar e restaurar pisos de madeira maciça

O piso de madeira maciça apresenta inúmeras vantagens, entre elas a sensação de aconchego, a maior durabilidade e a possibilidade de uma restauração eficiente. O tempo para a renovação de um piso de madeira, também conhecida como lixamento, pode variar de acordo com o nível de utilização do ambiente. No geral, espaços com menos tráfego de pessoas tem a vida útil prolongada. Para manter a conservação do piso de madeira é indicada a utilização de feltros sob os pés de móveis, como mesas, sofás e cadeiras, além do uso de produtos de limpeza adequados para a revitalização da superfície do piso.

A loja Diventare Pisos e Decoração oferece o serviço técnico para restauração e uma linha de produtos específicos para esse tipo de conservação. Segundo o proprietário da loja, Josias Scrock, madeiras de casas e apartamentos mais antigos com larguras espessas e comprimentos maiores podem apresentar frestas entre as tábuas e o chamado “encanoamento” do piso com o passar os anos. “Nestes casos, cabe o lixamento para emparelhar superfície, a calafetação nestes vãos entre as réguas e o envernizamento do piso”, comenta Scrock.

Publicidade

Para a revitalização dos decks de madeira, também é realizado o lixamento da área para a extração do acabamento anterior e a aplicação do verniz Stain UV, que possui proteção contra os raios ultravioletas, dificultando a penetração de sujeita nos poros da madeira e prevenindo, inclusive, a abertura de rachaduras. Quando comparado com outros pisos, como os vinílicos, a madeira apresenta a característica de acabamento atemporal e longevidade. No caso dos vinílicos, o desgaste não é passível de restauração, é necessário a substituição parcial ou total da área afetada.

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta