Em uma reunião realizada nessa segunda-feira, 27, com o secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, uma comitiva de Santa Cruz reforçou o pedido de retorno ao Município da área no Centro onde estão a superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e outros órgãos estaduais. A demanda havia sido entregue em março do ano passado a Eduardo Leite (PSDB) e foi reiterada durante a última visita do governador a Santa Cruz, em julho.
À frente da comitiva, a prefeita Helena Hermany (Progressistas) entregou a Gastal dados para demonstrar que o Estado possui um passivo com o Município. A Prefeitura gasta, por exemplo, R$ 800 mil por ano em aluguéis para órgãos estaduais – é o caso do Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania, no Bairro Arroio Grande. Além disso, foi apresentada uma relação com imóveis doados no passado pelo Município ao governo estadual, que somariam R$ 25 milhões.
LEIA MAIS: Prefeita pede apoio de Eduardo Leite para repasse de imóvel do Daer
A área do Daer tem 1,7 hectare e fica em uma região valorizada da cidade. O secretário mostrou-se simpático à ideia e disse que irá verificar quantos servidores atuam naquele local e a possibilidade de realocá-los. Prometeu um posicionamento em breve.
Publicidade
O retorno do imóvel ao Município é discutido há mais de 20 anos. Em 2011, um pedido formal de cedência foi entregue ao então governador Tarso Genro (PT), mas o acordo não se concretizou. Agora, o assunto volta à pauta no momento em que o governo planeja uma reestruturação do Daer, com fechamento de algumas regionais. Nas que permanecerão, como a de Santa Cruz, as dependências podem ser transferidas para escritórios menores.
O vice-prefeito Elstor Desbessell (PL) e o secretário estadual de Segurança e Mobilidade Urbana, Everton Oltramari, também participaram da conversa com Gastal. Outros dois pedidos foram entregues na ocasião: uma parceria com a Procergs para implementação de sistemas digitais na Prefeitura e intervenções para recuperação e manutenção da RSC-153.
LEIA MAIS: Prefeitura quer assumir imóvel onde está instalada a superintendência do Daer
Publicidade
This website uses cookies.