Uma comitiva do Centro Serra cumpriu agenda em duas importantes audiências na Capital Gaúcha, na última quinta-feira, 22. Os vereadores de Arroio do Tigre – Viviane Redin Mergen (PP), Francisco Bernardy (PDT), Paulo Folmer (PDT) e Gilberto Schafer (PP) -, de Sobradinho – Maxcemira Trevisan (PDT) e Noeli Teichmann (PSDB) -, de Cerro Branco – Emir Lange (PDT) e Nelson Luiz Bordignon (PDT) -, além do secretário de Administração de Sobradinho, Felipe Secretti.
As agendas foram cumpridas na Secretaria Estadual de Segurança Pública. No local, foram recebidos pelo Assessor Parlamentar do Secretário Cézar Schirmer, Felipe Pires da Silva, e pelo Major Ivens Giuliano dos Santos. Na oportunidade, os representantes do Centro Serra cobraram mais policiais efetivos. De acordo com Assessor, há previsão de chamar 4 mil brigadianos até o final do ano. A maior parte deles será destinado para algumas poucas cidades que compreendem 85% da criminalidade no Rio Grande do Sul. Outros serão divididos entre os municípios.
Na oportunidade também foi apresentado o Sistema de Segurança Integrada com os municípios. De acordo com o Major Ivens, o projeto consiste em sistema de vídeo-monitoramento e cercamento eletrônico em todas as cidades do Centro Serra, através de verba da Consulta Popular. O projeto não deve gerar custos aos cofres públicos dos municípios. O sistema deve estar implantado até o final de 2017.
Publicidade
Durante a tarde, a audiência ocorreu no Palácio da polícia, com o Chefe da Polícia Civil, Emerson Wendt. Mais uma vez os pedidos foram para que aumentasse o efetivo na região e que seja destinado um delegado titular para a Delegacia de Polícia de Sobradinho. Wedt destacou que a Polícia Civil enfrenta problemas quando o assunto é efetivo, uma vez que mais de 500 policias foram aposentados no ano passado e ainda não houve ingresso de novo pessoal. Além disso, 96 delegacias contam com apenas um policial e outras 73 têm 2 agentes cada. O Chefe da Polícia Civil Gaúcha destacou que vai olhar com carinho para a Região Centro Serra assim que houver formação de novas turmas de policiais.
A presidente da Associação dos Vereadores do Centro Serra, Maxcemira Trevisan, destacou como positiva as audiências da semana passada. “Quem não é visto não é lembrado, fomos bem recebidos e voltamos com boas notícias”, destacou.
Publicidade
This website uses cookies.