A busca por recursos para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, foi intensificada nos últimos dias e, ao que tudo indica, deu resultados. Ao retornar de Brasília nessa quarta-feira, 21, o prefeito Jarbas da Rosa confirmou as boas expectativas. Além de agenda de visitas aos gabinetes, a articulação política em busca de ampliação do teto MAC (que repassa recursos de média e alta complexidade) pode garantir um fôlego diante do déficit financeiro projetado para o ano na casa de saúde.
O grupo formado ainda pelo presidente Marcelo Farinon e pelo administrador Fernando Siqueira, com a colaboração dos vereadores Renato Gollmann e André Kaufmann, visitou os gabinetes de parlamentares gaúchos com ofícios de indicação para solicitar auxílio à instituição. Para retribuir a acolhida, a comitiva entregou um kit de presentes contendo erva-mate e rapadura colonial.
LEIA TAMBÉM: Hospital São Sebastião Mártir vai participar de estudo nacional para reabilitação de pacientes em UTI
Publicidade
“Apesar do período de fechamento das indicações, encontramos representantes de muitos municípios e outros hospitais, o que reforça a importância de batalhar pelas sobras de recursos nesse período”, avaliou o prefeito.
Sem definições de valores ainda, a expectativa é de que as indicações parlamentares cheguem a R$ 2,5 milhões em 2024. Vereadores e os gestores do HSSM ficam em Brasília por mais um dia para cumprir todas as agendas. O déficit mensal projetado no hospital é de R$ 800 mil; por isso, a busca é especialmente por recursos de custeio.
LEIA TAMBÉM: Pronto Atendimento Pediátrico contabiliza quase 3,5 mil atendimentos nos últimos sete meses
Publicidade
Uma sinalização que foi considerada importante, no entanto, é a possibilidade de ampliação do teto MAC, o que pode garantir aumento de recursos diretos à instituição. Para isso, além de reuniões nos ministérios da Saúde e das Comunicações, a comitiva busca a habilitação definitiva da UTI Pediátrica e de outros serviços já executados, o que pode melhorar a classificação de recursos destinados mensalmente pelo Ministério da Saúde.
Outras duas demandas municipais foram levadas pelo prefeito Jarbas da Rosa a Brasília: a habilitação de 50 agentes de saúde, que já passaram em processo seletivo e só aguardam pelo aval do Ministério da Saúde para serem chamados, e o cadastramento de uma nova escola municipal de Educação Infantil no Bairro União. O objetivo é construir um prédio novo e moderno, e com capacidade de ampliação da Emei Closs.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.