Regional

Comitiva da região visita uma das maiores feiras de horticultura da América

Um grupo de 20 produtores dos Vales do Rio Pardo e Taquari está em Holambra, São Paulo, para participar da 27ª Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec). Eles chegaram nessa quarta, 22, quando começou o evento, e retornam nesta sexta-feira, 24.

A Hortitec é uma das maiores feiras da América Latina na área de frutas, verduras e legumes e tem o objetivo de disseminar informações sobre manejo, sementes, estufas, irrigação e pós-colheita. Por isso, segundo a analista de articulação dos projetos de agronegócio do Sebrae VTRP, Kathleen Krüger, a comitiva teve, como forma de apoio, 50% de abatimento no valor.

LEIA TAMBÉM: Debate avalia impactos da exposição aos agrotóxicos e como diminuir riscos à população

Publicidade

Jovem se impressiona com técnicas inovadoras

Produção de verduras e legumes é destaque na Hortitec

Maurício Luís Hentschke, de 23 anos, é estudante de Agronomia na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Tem conseguido garantir a sucessão familiar na propriedade, em Linha João Alves, Santa Cruz. E, pela primeira vez, participa da Hortitec. É um dos integrantes do grupo da região. “Meu pai foi à feira há 25 anos e, quando falei que tinham me convidado, incentivou a ir, pois seria algo único”, destaca.

Ao que tudo indica, a opinião do pai confirmou-se. O jovem encontrou técnicas de cultivo inovadoras, implementos sofisticados e tecnológicos, que diminuem a mão de obra e proporcionam manejo mais técnico, facilitando o combate de plantas daninhas pelos agricultores. “Vimos, também, técnicas conservacionistas do solo e manejo de hortaliças, que visam maior produtividade e qualidade, diminuindo a mão de obra do produtor e facilitando o serviço”, relata.

LEIA TAMBÉM: Chuvas deixam o Vale do Rio Pardo em estado de alerta

Publicidade

Futuro

Produtor de tabaco em Linha Arroio Grande, Venâncio Aires, Eduardo Bencke, de 26 anos, busca meios para incrementar a diversificação na propriedade. Na feira, percebeu a possibilidade de futuras negociações. A atenção de Bencke foi para a quantidade de empresas que direcionam as atividades ao setor de frutas, verduras e legumes. “É incrível como temos inúmeras empresas focadas nesse ramo. E são gigantescas”, acrescenta.

Estrutura da feira

A edição 2022 reúne 470 empresas expositoras do Brasil e do exterior e deve confirmar mais de 30 mil visitantes. Nos cerca de 30 mil metros quadrados da exposição, produtores de hortaliças, flores, frutas, florestais, mudas, empresas e prestadores de serviços encontram fornecedores de estufas, máquinas, equipamentos e insumos, as tecnologias mais inovadoras em produtos e serviços e muita possibilidade de atualizar contatos, analisar o mercado, trocar informações, capacitar-se, realizar e programar negócios em curto médio e longo prazo.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.