“Um dia festivo”. Assim descreveu o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, que esteve na tarde desta quarta-feira, 1º de junho, juntamente com uma comitiva do projeto, visitando à Escola Estadual de Ensino Médio Cristo Rei, em Passa Sete e, logo após, no Salão Paroquial Católico de Sobradinho, onde estavam reunidas as Escolas Estaduais Padre Benjamim Copetti, Lindolfo Silva e Santo Carniel.
O objetivo principal da visita foi valorizar a participação das instituições e dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na plataforma de leitura digital “Elefante Letrado”, uma ferramenta onde são disponibilizadas obras literárias em diferentes gêneros textuais, nos idiomas Português e Inglês, além de jogos interativos e relatórios de acompanhamento pedagógico. A plataforma alcança aproximadamente 250 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino, estando as atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Essa plataforma digital é uma metodologia de trabalho onde os nossos estudantes desenvolvem a linguagem, pensamento crítico, novas visões do mundo culturalmente e também reforça a aprendizagem, leitura, escrita e todo o processo de alfabetização. Na semana passada, para dar um exemplo, em um único dia nossa 6ª CRE registrou mais de 1,8 mil livros lidos pelos alunos em âmbito regional”, enfatizou o coordenador.
Os estudantes aguardavam ansiosos a chegada do mascote Sr. Elefante. As escolas realizaram apresentações artísticas resgatando histórias e personagens dos livros disponibilizados na plataforma. Em Passa Sete grupos de alunos do 3º ao 5º ano fizeram apresentações, e em Sobradinho cada escola apresentou-se com grupos de alunos do 1º ao 5º ano. Mais de 300 estudantes, professores e gestores participaram da atividade no Salão Paroquial.
Publicidade
Um almoço especial foi servido à comitiva, a qual foi recepcionada na EEEM Cristo Rei, onde também foi preparado um bolo e acesas velas para celebrar os 9 anos da plataforma Elefante Letrado. “Esta plataforma é uma ferramenta facilitadora da aprendizagem e mostrou-se ainda mais importante em razão das aulas remotas, do distanciamento, para que os alunos pudessem fazer suas leituras e atividades de interpretação, sendo capaz de despertar sonhos e fazê-los voar através das histórias. Os alunos estão bastante motivados e se mostraram empolgados com esta visita do Sr. Elefante, preparando uma homenagem”, ressaltou a diretora Elisabet de Souza da Cas, enfatizando que esta também é uma forma de levar o universo literário para as famílias dos estudantes.
Na região a plataforma foi inserida junto a vivência escolar com o período de pandemia, quando os estudantes estiveram mais distantes das bibliotecas físicas e passaram a usar ferramentas como o Google Classroom.
Antonela Dassi Boer, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental da EEEM Cristo Rei, tem se destacado no volume de obras lidas e também na participação nas atividades da plataforma on-line, sendo inclusive motivação para os colegas. “O aplicativo tem muitos livros legais e a gente desenvolve muito a leitura. Tem uma biblioteca para a gente ler a hora que quiser. Gosto principalmente da parte de Curiosidades, onde podemos ver diversas coisas que nem imaginávamos que existiam. Quando comecei a acessar o Elefante Letrado minha leitura melhorou muito. Leio um pouco em casa, através do celular, e também na escola”. Com apenas 8 anos, dá a dica para as pessoas de todas as idades. “Leiam. Ler é muito importante. Lendo você viaja sem sair do lugar. É muito legal”, enfatiza.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.