Após ter sido barrada em sua tentativa de obter credenciamento para acesso à 10ª Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, a comitiva integrada por dois deputados federais, quatro estaduais do Rio Grande do Sul e um catarinense foi recebida nessa segunda-feira, 5, à noite em jantar pelo embaixador do Brasil no Panamá, Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva, atividade realizada em sua residência, na Cidade do Panamá, capital panamenha, onde o encontro global acontece.
Na ocasião, as lideranças oficiais brasileiras manifestaram sua contrariedade e insatisfação pela forma como foram tratados no evento, ainda que, no Brasil, em reuniões prévias, o governo brasileiro garantira que lhes daria todo o apoio e respaldo para que pudessem acompanhar ao menos algumas das atividades de abertura da COP.
LEIA MAIS:
Publicidade
- Imprensa, deputados, lideranças públicas e privadas brasileiras são barradas na COP-10
- Movimentação intensa na abertura da COP-10
- Trabalhadores criticam dificuldade do acesso à Conferência das Partes
Na manhã desta terça-feira, os deputados compartilharam com os demais membros da comitiva de lideranças brasileiras presentes do Panamá como ocorrera a reunião com o embaixador. Diariamente, ao final da tarde, o grupo deve receber da Embaixada informações atualizadas sobre o andamento dos trabalhos e a posição do governo brasileiro em relação aos diversos artigos da Convenção. E nesta terça-feira, 6, pela manhã a comitiva retornou até o Centro de Convenções do Panamá, local da conferência, novamente na expectativa de obter credenciamento, ainda que já no segundo dia do evento.
E o grupo de deputados também emitiu uma nota de repúdio, divulgada à imprensa e a outras instâncias públicas, pela forma como as autoridades brasileiras que integram o grupo foram tratados na manhã de segunda-feira.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙