Está cada vez mais perto o momento de a região emprestar seus belos cenários para a gravação de um longa-metragem. As filmagens devem acontecer entre abril e maio, mas nessa sexta-feira uma comitiva de profissionais esteve no Núcleo Wink, em Linha Rio Grande, interior de Sinimbu, onde ocorrerá parte das gravações. Já neste sábado, as equipes estarão em Travessão Dona Josefa, em Santa Cruz do Sul, onde se dará a maior parte das filmagens.
LEIA TAMBÉM: Gravação de filme é motivo de empolgação no interior
Intitulada de InfiniMundo, a história se passa na cidade fictícia chamada de Bons Costumes. Os prédios do Núcleo Wink, como a famosa Graxeira, serão parte desse cenário, junto às edificações de Dona Josefa, como se tudo fosse um mesmo lugar. “Nessa sexta, a visita toda foi aqui no Núcleo. Neste sábado, visitaremos Dona Josefa, que é como se fosse um complemento dessa cidade, como se, no imaginário, a cidade continuasse ali”, explica o produtor de audiovisual Diego Müller, da produtora GM/2 Filmes.
Publicidade
De acordo com Müller, a visita técnica ocorre com os chefes de departamentos. Ao todo, 15 pessoas participam dessas visitas. “Vamos no ambiente de filmagem para definir com mais precisão exatamente tudo o que vamos fazer. Para ver de que equipamentos precisaremos para rodar dentro dos ambientes. Depois teremos nova reunião onde essas coisas mais específicas serão definidas”, explica.
Fora os profissionais que estarão incluídos no filme, como estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e fornecedores, serão cerca de 60 pessoas da equipe envolvidas diretamente e movimentando a economia da região. “Temos duas bases de hospedagem. Quando estivermos filmando em Travessão, ficaremos hospedados em Santa Cruz, e quando estivermos filmando em Linha Rio Grande, vamos ficar hospedados em Sinimbu, para facilitar o deslocamento”, comenta.
LEIA TAMBÉM: Mais de 25 anos após o original, “Pânico 6” entra em cartaz nos cinemas de Santa Cruz
Publicidade
Como um exemplo de que a cultura faz circular a economia, Müller complementa que o filme vai movimentar o turismo rural e o comércio. “O dinheiro do filme está sendo colocado em Santa Cruz do Sul.” Diego Tafarel, organizador do Festival Santa Cruz de Cinema e também um dos produtores de InfiniMundo, salienta a importância de o filme ser gravado na região. “Fica muito dinheiro em restaurantes, em hotel, em serviços… Um longa-metragem, que envolve mais de 60 pessoas e bastante gente local, faz circular muito diretamente”, resume Tafarel.
“Festival de Cinema cumpriu o seu papel”
Para Diego Müller, o Festival Santa Cruz de Cinema foi o fator mais determinante para InfiniMundo ser feito na região. “Todo festival de cinema reúne muitos profissionais. O Bruno Martins, diretor do filme, veio para o festival para curtir. Fomos andar no interior e acabamos achando as locações”, enfatiza o produtor. “O Festival de Cinema cumpriu o seu papel de exibir filmes e fazer a interação entre os profissionais que proporcionaram que o longa-metragem viesse para cá.”
LEIA TAMBÉM: Red Hot Chili Peppers anuncia shows no Brasil e Porto Alegre está entre as cidades escolhidas; veja datas
Publicidade
Müller também reforça que o apoio da Prefeitura de Santa Cruz está sendo muito importante para o desenvolvimento do trabalho. “Se não fosse o apoio da prefeita Helena e dos secretários, principalmente o Edemilson e o Márcio, seria impossível o filme estar aqui. É importante dar crédito para quem se envolve principalmente com cultura”, completa.
Universo Fabular
Bruno Martins é o diretor de InfiniMundo. Com ampla experiência no audiovisual, o carioca salienta que é muito ligado à literatura e é dessa arte que ele tirou boa parte da inspiração. “Amo ler. Então, eu tentei trazer esse universo literário para o vídeo. E esse filme vai ter uma linguagem bem poética; ele se passa em um universo inventado por nós que é atemporal, ou seja, podemos estar em qualquer momento, passado ou presente.”
O universo fabular e a linguagem poética vão levar o espectador à reflexão, como o que acontece quando se lê livros. “Quero tentar levar isso para o vídeo. Para que a pessoa assista e isso mexa, de alguma forma.” Os protagonistas se chamam Astuto, Arteiro e a principal personagem feminina se chama Beleza. “Ela é uma atriz portuguesa e a língua portuguesa, de Portugal, fica muito bonita quando falada de uma forma poética. E os livros que me influenciaram a escrever esse roteiro, em sua maioria, são de autores portugueses”, conta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Amigos do cinema: programação de março destaca o protagonismo feminino
Os atores e a atriz confirmados, até o momento, são: Nicolas Vargas, como Arteiro; Vitor Novello, que interpreta o Astuto; Laura Dutra, que faz a Beleza; e Nelson Freitas, que faz o vilão Coronel Perigoso. “Estamos tentando trazer um nome de peso, que ainda não posso revelar, para fazer a personagem Coroa de Flores. O restante do elenco é composto de atores do Sul e aqui de Santa Cruz do Sul também, pois estamos em parceria com a Unisc.”
Martins completa que participou do Festival Santa Cruz de Cinema em 2022. “Sou muito amigo do Diego Müller, trabalhamos muito tempo juntos na Globo. Soube do festival e vim conhecer, e adorei as locações que vi.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!