Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NA ESCOLA

Comitê recomenda o uso de máscaras por crianças

Foto: Felipe Dalla Vale/Palácio Piratini

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 17/07/2020 – O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta sexta-feira (17/7), de evento simbólico para representar a doação de 60 mil máscaras, que serão destinadas a agentes da segurança pública. A doação foi feita pelo Sindicato da Indústria de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS). Fotos: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O Comitê Científico de apoio ao enfrentamento à Covid-19 no Rio Grande do Sul, que é integrado pela Secretaria Estadual da Saúde, publicou nota técnica recomendando fortemente o uso adequado de máscaras por crianças de 6 a 11 anos. Seguindo decreto estadual, a proteção deve ser utilizada com supervisão de um adulto.

A nota complementa o decreto estadual 56.403, publicado em 26 de fevereiro, que revogou a obrigatoriedade do uso da máscara nessa faixa etária. “Apesar de não ser obrigatório, continuamos percebendo o uso de máscaras em crianças como extremamente necessário para diminuir os casos de Covid-19 e, principalmente, evitar que elas transmitam o vírus para pessoas da família com maior risco de ter agravos”, diz a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos.

LEIA MAIS: Justiça suspende decreto de flexibilização do uso de máscaras por crianças no RS

Publicidade

A recomendação leva em consideração o retorno às aulas presenciais nas escolas do Estado e que muitas crianças já têm o hábito de usar as máscaras. “De forma geral, a máscara traz mais benefício às crianças dessa faixa de 6 a 11 anos do que malefícios, mas cada caso deve ser observado em particular. O uso do item não impede a transmissão do coronavírus, mas é comprovado que diminui consideravelmente”, explica a professora do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Suzy Alves Camey, representante da instituição no comitê. A retirada da obrigatoriedade tem, segundo ela, o papel de aliviar tensões no dia a dia, evitando situações em que o uso é inviável e as crianças acabam enfrentando algum constrangimento.

LEIA MAIS: Uso de máscara por crianças com até 12 anos deixa de ser obrigatório no RS

A biomédica Mellanie Fontes-Dutra, doutora em Neurociências e professora da Escola de Saúde da Universidade do Vale do Sinos (Unisinos), afirma que a nota do Comitê Científico reforça a importância da adesão ao uso de máscara no cenário atual. Entende que a desobrigação não implica na perda desse hábito.

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.