A última reunião do ano do Comitê Pardo celebrou o resultado positivo do trabalho realizado na recuperação de margens do Rio Pardinho em três pontos. Em agosto do ano passado, a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo assinou contrato com a empresa Salix Engenharia Natural para execução deste trabalho. A ação ocorreu com investimento de cerca de R$ 250 mil, proveniente de um termo de ajustamento de conduta direcionado à Corsan pelo Ministério Público.
A presidente do Comitê, Valéria Borges Vaz, afirma que a ação nos três trechos foi concluída e em breve mais pontos da mata ciliar devem ser recuperados. “Esses três pontos vão passar por monitoramento nos próximos anos, mas com muita garantia de sucesso de que esse trabalho venha a ser repetido. Inclusive na reunião foi anunciado pela Philips Morris Brasil a contratação de mais sete trechos desses dois quilômetros, que estão nessa área de captação e vão ser recuperados”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Áreas de preservação são os escudos da vegetação nativa
Publicidade
Conforme Valéria, os primeiros trechos recuperados eram os pontos mais críticos na extensão de dois quilômetros entre a ponte do Rio Pardinho e a estação de captação. Ela ressalta que a iniciativa é de extrema importância para auxiliar a produção rural, que constantemente sofre com a falta de chuvas, bem como para garantia do abastecimento de água.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade