A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul sediou, na noite dessa quarta-feira, 23, a oitava audiência da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa. Coordenada pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), a reunião é a oitava de uma série que tem sido feita em municípios com interesse em ter uma unidade do Instituto Federal de Educação.
O intento santa-cruzense é visto como adiantado, pois a Câmara de Vereadores já tem a Frente Parlamentar Pró-Instituto Federal, presidida por Alberto Heck (PT), e o Executivo já encaminhou ao governo federal demonstração de interesse. Há expectativa de que, dentro da previsão orçamentária da União, ainda neste ano sejam anunciadas cem novas sedes para os institutos. Santa Cruz do Sul é uma das quatro cidades, entre as 20 mais populosas do Rio Grande do Sul, que não contam com esse instrumento educacional público.
LEIA MAIS: Instalação de Instituto Federal em Santa Cruz será debatida em audiência pública
Publicidade
Como ação resolutiva da audiência, foi definida por aclamação a criação de um comitê comunitário. Ele deve ter a participação do poder público, entidades e instituições da região como forma de encaminhar a demanda, juntar documentos e mostrar representatividade. “Nos próximos dez dias, quem tiver interesse em integrar esse comitê deve mandar para a Frente Parlamentar da Câmara de Santa Cruz o nome de um titular e um suplente”, adiantou Oliveira.
Ele avaliou como positivo o encontro, sobretudo pela representatividade, com participação do Legislativo, do Executivo – pelo vice-prefeito Elstor Desbessell – e de outras entidades. “É fundamental a disposição da contrapartida. E percebi todos muito animados, pessoas que entendem que Santa Cruz é um dos maiores PIBs do Estado, mas que, pelas falas, ainda necessita de muita mão de obra qualificada”, ressaltou o deputado.
LEIA MAIS: Santa Cruz pode receber unidade do IFFar; entenda
Publicidade
Dois dos três institutos que atuam no Rio Grande do Sul tiveram oportunidade de apresentar a disponibilidade de instalação em Santa Cruz e mostrar suas estruturas. O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) foi apresentado pela reitora Nídia Heringer, e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), que tem unidade em Venâncio Aires, pela vice-reitora, Veridiana Krolow Bosenbecker. Ambas reforçaram que a instalação de um campus no município não deve representar concorrência com as instituições já em funcionamento e tradicionais.
Em Brasília
A prefeita Helena Hermany, que foi representada pelo vice Elstor Desbessell na audiência pública, estava em Brasília, onde reforçou a defesa pela instalação de um instituto federal de educação profissional e tecnológica em Santa Cruz. A demanda foi apresentada durante audiência com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira.
LEIA TAMBÉM: Fila de espera da urologia é o maior problema da região
Publicidade
Durante o encontro, agendado por intermédio do deputado federal Heitor Schuch (PSB), Helena frisou que a demanda é fruto de mobilização regional. Conforme a prefeita, o município está preparado para receber a instituição. Além de já contar com uma área de 10 hectares para a instalação, dispõe de um prédio para aluguel para sediar o educandário enquanto a construção da estrutura definitiva da escola não fica pronta.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade