Uma comissão de lideranças de diversos setores da comunidade local está definindo programação de eventos e festividades para marcar a passagem dos 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul, data a transcorrer em 19 de dezembro de 2019. A iniciativa foi do Rotary Cidade Alta, de Linha Santa Cruz, cuja abrangência é justamente a região da chamada Alte Pikade, região do município na qual se estabeleceram os primeiros imigrantes, que chegaram em 1849 à área, então pertecente a Rio Pardo.
O grupo de trabalhos é integrado por cerca de 12 pessoas e realizou encontro de planejamento na manhã desta sexta-feira, 10, na sede do Rotary, no prédio da antiga cooperativa de Linha Santa Cruz, na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, via que cruza toda a região da colonização original. Conforme Paulo Afonso Trinks, responsável pelo protocolo do Rotary Cidade Alta, presidido por Fernando Rovedder, a intenção foi convidar e congregar lideranças de diferentes áreas culturais para avaliar e definir ações e programas a fim de marcar de maneira festiva a importância da data, salientar e valorizar o legado dos imigrantes.
Em encontros ao longo das próximas semanas, a comissão pretende definir e estruturar a série de programações, a ser desenvolvida a princípio em data específica, dia 16 de novembro, na comunidade, mas com ações diversas ao longo do ano. Participaram do encontro, coordenado por Trinks, também o secretário municipal de Turismo, Edemilson Severo, e a assessora de projetos especiais da pasta, Marcielli Lilian Trevisan.
Publicidade
Entre os membros da comissão estão José Carlos Azambuja, integrante do Rotary; Nasário Eliseu Bohnen, diretor de Cultura do município; Lissi Bender, professora, que reside na Alte Pikade; Luciana Tremea, professora do Curso de Turismo da Unisc; Ricardo Bringmann, presidente da Associação dos Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc); Silvani Janice Frantz, assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo; Maria Luiza Rauber Schuster, pesquisadora e diretora do Museu do Colégio Mauá; Romar Rudolfo Beling, jornalista da Gazeta Grupo de Comunicações; e Pedro Thessing, vice-presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo e integrante da Comissão Executiva da Oktoberfest.
This website uses cookies.