Categories: Política

Comissão do impeachment: 2/3 receberam doações de empreiteiras envolvidas na Lava Jato

De acordo com dados retirados das prestações de contas dos candidatos entregues ao Tribunal Superior Eleitoral, dois em cada três integrantes da comissão especial que vai analisar no Senado o impeachment da presidente Dilma Roussef, tiveram suas campanhas financiadas por empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato. A informação foi publicada pelo Uol, nesta quinta-feira.

Em valores atualizados pelo IPCA, 14 dos 21 senadores receberam R$15,8 milhões. O número representa o total. As doações ocorreram por repasse direto das empresas, ou por repasses feitos por partidos ou candidatos com a identificação do doador originário. As empresas envolvidas são Galvão Engenharia, OAS, Camargo Correia, Odebrecht, Engevix, Mendes Júnior e UTC.

O valor das doações feitas aos senadores é maior que das doações feitas aos 40 dos 65 deputados federais que integraram a comissão do impeachment. Com uma diferença de 78%, os deputados receberam, ao total, R$8,9 milhões das empreiteiras envolvidas na Lava Jato.

Publicidade

Dos 21 membros titulares, dez foram eleitos em 2014 e nove em 2010. Outros dois, herdaram vagas de suplentes também eleitos de 2010. Na eleição de 2010, os repasses de partidos e outros candidatos não identificava a fonte. Para o cálculo, o Uol usou apenas doações diretas feitas pelas empreiteiras às contas eleitorais dos candidatos. 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.