Comissão debate cobrança de mensalidade em universidades públicas

Em reunião acompanhada por representantes dos estudantes, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados debateu proposta que permite que universidades públicas cobrem mensalidades de alunos (PEC 206/19). A proposta estava prevista para votação nessa terça-feira, 24, mas foi retirada de pauta por causa da ausência do relator, deputado Kim Kataguiri (União-SP). Após muito debate, os deputados, por acordo, aprovaram um requerimento para a realização de audiência pública sobre o tema. Apenas depois desse encontro, ainda sem data marcada, a proposta deverá retornar à pauta.

A proposta de emenda à Constituição determina que as universidades públicas cobrem mensalidades dos alunos. A gratuidade será mantida apenas para estudantes comprovadamente carentes, definidos por comissão de avaliação da própria universidade, com base em valores mínimo e máximo definidos pelo Ministério da Educação. Os recursos devem ser geridos para o próprio custeio das universidades.

LEIA TAMBÉM: Lei que amplia Prouni para estudantes de escolas privadas é sancionada

Publicidade

Segundo a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), existem formas mais justas de garantir dinheiro às universidades públicas brasileiras. “Nós precisamos especializar a tributação no País, taxar as grandes fortunas. Mas não é privatizando a universidade que você a fará melhor.” Já o autor da proposição, deputado General Peternelli (União-SP), argumentou que o objetivo é garantir justiça social.

LEIA TAMBÉM: Sala de ensino à distância é inaugurada no Presídio Regional de Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.