O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia legislativa, deputado Adolfo Brito, considerou muito satisfatório o trabalho dos 12 deputados do colegiado no ano de 2019. Dentre as principais atividades, Brito destaca:
Campanha vitoriosa pela ERS-400: governador garante terceira pista entre Candelária e Sobradinho
O deputado Brito realizou diversas audiências durante 2019 para garantir a terceira pista na ERS-400. A pauta recebeu amplo apoio popular, sendo destaque nas citações das audiências públicas realizadas sobre a concessão da RSC-287. A última audiência foi realizada no dia 2 de dezembro, quando Eduardo Leite reforçou a confirmação da obra na presença do presidente da AMCSerra, Bertino Rech.
Publicidade
Plano Safra 2019 e diretrizes do Pronaf são apresentados na Expointer
Em reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, durante a Expointer, o Secretário Nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke apresentou os detalhes do “Plano Safra 2019 e as novas diretrizes do Pronaf”. Dentre as mudanças, destacam-se a volta do financiamento para habitação rural e a redução de juros para financiamento a produtores rurais, que beneficiarão os pequenos e médios agricultores.
Situação dos produtores de arroz e leite são encaminhados à Ministra da Agricultura
Publicidade
A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, recebeu no dia 29 de agosto, um documento da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, expondo os maiores problemas da agricultura e pecuária no Estado, em especial a situação dos setores do arroz e do leite.
Brito solicita urgência ao projeto de Regularização Fundiária no Estado
O deputado Brito realizou contatos com o governador Eduardo Leite e o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, visando acelerar o Projeto de Lei que dispõe sobre a Regularização Fundiária de Imóveis Rurais, de assentamentos, produtores individuais e de terras devolutas. Se aprovada, essa lei irá legalizar quase 96 mil hectares, beneficiando milhares de famílias em situações irregulares em todo o RS, facilitando a obtenção do título definitivo da área e o acesso ao crédito para investir em equipamentos nas propriedades rurais.
Publicidade
Emater
Uma reunião no dia 2 de dezembro, com o secretário de Agricultura, Covatti Filho, e representantes da Emater, discutiram a situação da entidade, que terá a prorrogação dos trabalhos por mais seis meses, prazo em que o governo busca uma solução legal para continuar com o convênio com a empresa.
Lei institui a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco
Publicidade
Brito participou em dezembro da Abertura Oficial da Colheita do Tabaco, realizada em Linha Paleta, no município de Arroio do Tigre. A lei, aprovada em junho de 2019, é de autoria do deputado Ernani Polo em conjunto com os deputados Adolfo Brito, Edson Brum, Pedro Pereira e Marcelo Moraes, atualmente deputado federal.
Poços artesianos e redes d’água
O deputado Brito mantém um trabalho focado em prol da construção de redes d’agua e poços artesianos para as comunidades do interior que sofrem com o problema de abastecimento. Em Paraíso do Sul já foi concluído o poço artesiano, em Arroio do Tigre foram atendidas as comunidades de Linha Floresta, Sítio Baixo e Sítio Alto, em Sobradinho as comunidades de Campo da Aviação, Granja do Silêncio e Rincão do Segredo. Passa Sete recebeu a perfuração do poço em São Pedro, no Campo de Sobradinho.
Publicidade
Segundo Brito, vários desses assuntos trabalhados nesse ano, e com acréscimo de outros, continuarão na pauta de atividades dos 12 deputados da Comissão de Agricultura para 2020.
This website uses cookies.