O deputado estadual Luciano Silveira (MDB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, esteve nesta quarta-feira, 14, em Brasília. O objetivo foi participar de reuniões preparatórias para audiência pública com o ministro da Agricultura, André de Paula. As discussões foram em torno do posicionamento do país na Cop10. Produtores de tabaco pedem que a representação brasileira não prejudique a cadeia da produção.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de tabaco do país, responsável por 44% da produção nacional; e, consequentemente, principal exportador, com o tabaco correspondendo a 9,65% dos embarques gaúchos; além de ser parte fundamental da economia de 198 municípios do Estado, o produto é ainda responsável por 2,3% do PIB do Rio Grande do Sul; o tabaco também é considerada a cultura agrícola que propicia os melhores rendimentos por hectare aos pequenos produtores.
ASSISTA: Gazeta Notícias desta quarta-feira aborda a queda do preço dos cigarros
Publicidade
A comitiva que foi a Brasília foi liderada pela Associação dos Municípios Produtores de Tabaco do Rio Grande do Sul (Amprotabaco), presidida pelo prefeito de Canguçu, Vinícius Pegoraro. A Conferência das Partes (COP) é a instância deliberativa da Convenção-Quadro da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o controle do tabaco (CQCT). Mais de 190 países já ratificaram a adesão a este tratado. As decisões atingem diretamente toda a cadeia produtiva.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade