Foi aprovado nesta terça-feira, 15, na Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 204/15 que prevê que a classificação do fumo seja feita nas propriedades rurais. Atualmente, a classificação é realizada nas empresas.
A Fetag-RS defende que a classificação aconteça nas propriedades, pois ao ser realizada na sede da indústria, na grande maioria dos casos, o produtor acaba sendo prejudicado. Isso porque ele não consegue acompanhar o processo de análise da forma como deveria, em virtude da distância. Com a classificação sendo realizada na propriedade, o que já aconteceu em outras safras em situações pontuais, o produtor consegue participar ativamente da classificação e obter melhores preços pela produção.
Nos últimos anos, a cultura vem sendo fortemente afetada pela alta nos custos de produção e pela desvalorização que sofre por parte das indústrias. Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a aprovação na comissão é mais um passo dado na busca por uma classificação justa pelo tabaco, que valorize o produto e o(a) agricultor(a). Seguiremos acompanhando e cobrando para que o projeto seja aprovado logo no plenário da Assembleia Legislativa”.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.