Categories: Coronavírus

Comércio volta a abrir em Vale do Sol, mas com restrições

O comércio reabriu em Vale do Sol nessa segunda-feira, 30, após reivindicação dos comerciantes. A Prefeitura permitiu o atendimento das 8 às 16 horas, com metade dos funcionários em relação ao normal e metade da lotação máxima prevista em cada estabelecimento.

Na alteração do decreto de calamidade, foi exigido o distanciamento de dois metros entre cada pessoa e a utilização de álcool gel 70%, além de limpeza constante dos espaços e objetos. As missas e cultos foram permitidos, desde que apenas 25% dos assentos sejam ocupados. Eventos festivos e esportivos seguem proibidos. O toque de recolher, entre 20 horas e 5 horas, continua em vigor.

LEIA MAIS: “As pessoas ainda não entenderam a gravidade”, diz secretário de Saúde

Publicidade

Para o prefeito Maiquel Silva, a abertura do comércio não significa relaxamento nas medidas preventivas. Segundo ele, é necessário alinhar a prioridade da saúde pública com a questão econômica. “Estamos há dez dias com a parte financeira comprometida. Agora permitimos que as pessoas possam trabalhar.”

O prefeito publicou um apelo nas redes sociais para que as pessoas mantenham os cuidados necessários e, se possível, fiquem em casa. “Algumas ainda não entenderam o recado, mas vejo que a maioria segue as orientações. O volume de pessoas nas ruas segue muito abaixo do normal”, destacou.

Nessa segunda-feira, porém, era possível observar aglomerações na área central de Vale do Sol, principalmente na calçada da Rua Augusto Emmel, inclusive com idosos.

Publicidade

Para o comércio, a medida traz certo alívio. A lojista Fabiana Flores de Giacometti observa que o ano passado foi ruim e este ano já estava abaixo do normal, principalmente pelas perdas com a estiagem.

“Os comerciantes pediram para reabrir. Não vejo tantos problemas. Estamos com álcool gel na loja, mantendo distância dos clientes e com sabonete antibacterida no banheiro. As pessoas dos grupos de risco devem ficar em casa mesmo”, declarou.

LEIA MAIS
Reabertura do comércio de Santa Cruz volta a ser discutida nesta terça
Prefeitos devem flexibilizar regras para comércio a partir de quarta-feira

Publicidade

Segundo Fabiana, também proprietária de uma farmácia, idosos têm comparecido para medir a pressão. “As farmácias estão com faixas de isolamento, mas mesmo com os cuidados, os idosos deveriam ficar em casa.”

Já Fabiane Steil voltou a vender sorvetes de máquina. Com a reabertura do comércio, observou a vinda de pessoas do interior para fazer compras, além da presença de idosos nos caixas eletrônicos.

“Se pudesse, eu ficaria em casa. Mas dependo dessa renda. Tenho álcool gel e estou sempre lavando a mão. O banheiro está à disposição dos clientes. Como a venda é na rua, consigo manter boa distância dos fregueses e isso também evita aglomeração.” A máquina é higienizada constantemente com um pano encharcado de álcool.

Publicidade

Fabiane Steil deixa o álcool gel por perto

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: profissionais da Saúde gravam recado para a população de Santa Cruz

Reabertura no Centro-Serra
Os prefeitos da Associação dos Municípios do Centro-Serra definiram que os estabelecimentos comerciais serão reabertos nesta quarta-feira, 1º. De acordo com o prefeito de Sobradinho, Luiz Affonso Trevisan, as empresas deverão seguir algumas restrições, como trabalhar com número reduzido de funcionários e evitar aglomeração nos estabelecimentos. A partir da quarta-feira as prefeituras também vão voltar ao funcionamento normal.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.