A paralisação dos caminhoneiros chegou, nesta segunda-feira, 28, ao seu sexto dia na região Centro Serra. E o grupo de manifestantes ganhou um reforço importante em Sobradinho. Durante a manhã, o comércio local também se fez presente no ato que ocorre no trevo de acesso ao município, na ERS-400.
A iniciativa partiu da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Sobradinho (Caciss), através do presidente Emerson Torrel, e teve grande adesão de empresários e colaboradores. Empresas do município foram convidadas a encerrar o expediente mais cedo e se unir ao protesto na rodovia.
A rodovia chegou a ser totalmente bloqueada durante a manifestação. Mesmo com a redução no preço do diesel, anunciada pelo presidente Michel Temer na noite de domingo, 27, os caminhoneiros seguem mobilizados no país. A tendência é de que a greve continue no começo desta semana.
Publicidade
Balanço dos efeitos da greve na região
AULAS
Em decisão conjunta, os municípios do Centro Serra decidiram cancelar as aulas da rede municipal por tempo indeterminado. Já as Emeis seguirão atendendo pelo menos até sexta-feira, 1º. Na rede estadual, as escolas sediadas em Sobradinho estão funcionando normalmente nesta segunda-feira. A orientação da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) para o restante da semana é de aulas normais. No ensino superior, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) também suspendeu as aulas hoje, retornando nesta terça-feira, em todos os turnos.
COMBUSTÍVEL
Desde a manhã do último sábado não há mais gasolina nos postos de combustíveis da região. Em alguns estabelecimentos, ainda pode ser encontrado óleo diesel, mas a quantidade é pequena. Ainda não há previsão de abastecimento no Centro Serra. O fornecimento já foi retomado em cidades próximas, como Santa Cruz do Sul.
Publicidade
SAÚDE E SEGURANÇA
Os hospitais da região seguem funcionando normalmente. No São João Evangelista – Unidade 2, o único problema é referente ao recolhimento das roupas para lavagem, já que o veículo que realiza o transporte está sem gasolina. O serviço é feito no Hospital São João Evangelista de Segredo. Os postos de saúde também atendem sem transtornos. Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho e a Brigada Militar não tiveram seu trabalho afetado.
JUSTIÇA
Todos os atos e prazos processuais da Comarca de Sobradinho foram suspensos por tempo indeterminado. A portaria foi publicada pelo juiz substituto, Cristiano Eduardo Meincke, cancelando todas as audiências que estavam agendadas a partir desta segunda-feira, devido a dificuldade de deslocamento das partes e dos advogados.
Publicidade