Santa Cruz do Sul

Comércio projeta aumento de 5% para o Dia dos Pais

O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas-VRP) estima crescimento na faixa dos 5% para as vendas do Dia dos Pais. A data celebrada no segundo domingo de agosto, que neste ano será no dia 14, tem uma perspectiva um pouco menor de crescimento em razão da alta de preços dos produtos, motivada especialmente pela elevação no valor do óleo diesel – que impacta diretamente o preço do frete de todas as mercadorias.

Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, a perspectiva da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) é positiva. O bom desempenho do Dia das Mães e do Dia dos Namorados (data que se firma no calendário como uma grande oportunidade de negócios para o varejo) ajuda a elevar as expectativas do ano, confirmando a retomada econômica no segmento.

LEIA TAMBÉM: CDL Santa Cruz: 56 anos atuando no fomento do comércio local

Publicidade

“Embora o crescimento deva ser menor, na comparação com a data do ano passado, há uma tendência positiva, que prevê um tíquete médio de R$ 200,00 por compra. Os itens mais procurados deverão ser nos segmentos de vestuário, calçados, perfumes, acessórios, materiais de escritório e informática, bem como comunicação”, diz Spode.

Dois fatores ligados à economia deverão impulsionar as vendas. “O aumento das transferências do governo federal, como o Auxílio Brasil, e a redução do imposto sobre gasolina, energia elétrica e telecomunicações ajudaram a elevar o poder de compra do consumidor”, pondera o presidente do Sindilojas.

O dirigente revela, ainda, que outros fatores tendem a impactar de forma positiva as vendas. “Atendimento aliado à variedade de produtos e a possibilidade de parcelamento podem fazer a diferença na compra. Há uma projeção de que 65% dos consumidores irão parcelar suas compras. As vendas à vista devem responder por 35% das operações”, prevê Spode.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Vendas online se estabelecem também na realidade local e regional

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber